COMUNICAÇÕESPAINEL PRINCIPAL

 

 

 

 

 

     

A GUERRA CONTRA O DOMINION
 

 

Desde os constantes desentendimentos com o Império Klingon e o Império Romulano, principalmente no Incidente Tomed, forçando a Federação a empenhar-se em diversas pequenas batalhas e escaramuças localizadas, o quadrante Alfa tinha permanecido de forma relativamente pacífica durante décadas. Esta aparente paz foi interrompida apenas em 2366 pela incursão do Cubo Borg e a Batalha de Wolf 359 (Ver Detalhes Aqui). A Guerra contra o Dominion mudou tudo isso, trazendo os horrores da guerra a porta do planeta Terra, e dos outros planetas membros da Federação, pela primeira vez em gerações.

A história normalmente lembra dos eventos e batalhas em larga escala, mas a Guerra contra o Dominion foi recheada com complicadas causas e efeitos, pequenos eventos e intrigas entre raças e governos. Foi um período tenso com muitas perdas de tripulantes, civis e naves, e até um ataque em larga escala ao Planeta Terra com perdas de civis terráqueos.

 

A seguir nosso colaborador Guilherme Radin apresenta um artigo sobre a Guerra contra o Dominion, com um exame detalhado sobre o conflito, desde suas origens até às suas principais batalhas para a sua conclusão.

 

Este artigo foi elaborado com o auxílio de uma pesquisa em diversas fontes disponíveis, em português e internacionais, as quais encontram relacionadas no final do artigo.

 

 Alm. MDaniel

 USS Venture NCC 71854

 


O DOMINION

 

A guerra contra o Dominion é o evento principal da Série “Deep Space Nine”, mas o que é o Dominion? O Dominion é um governo totalitário que comanda com mão de ferro o Quadrante Gama. Milhares de anos atrás, os Transmorfos daquele quadrante foram perseguidos e mortos pelos povos que eles chamavam de sólidos.

 

Mas 10.000 anos antes da construção da Estação Terok Nor, eles viraram o jogo e estabeleceram o Dominion, composto por "centenas" de raças dominadas, onde o poder político, econômico e militar no Quadrante de Gama é determinado pelo Fundadores ("changelings" ou transmorfos). Basicamente esta hierarquia é determinadas por três espécies:

 

Fundadores - Composta pelos Transmorfos que existiam em um estado naturalmente líquido viscoso e capazes de emular qualquer outra forma de vida sólida. Eles eram uma raça de exploradores, muito como a Federação é hoje, entretanto eles eram rejeitados por muitas raças que encontravam. Hoje comandam o Dominion para trazer ordem ao caos.

Vortas - São humanóides telecinéticos manipulados geneticamente  pelos Fundadores. Utilizados como o braço administrativo do Quadrante Gama, sendo basicamente a ligação entre os Fundadores e o resto do Dominion, e também com outros governos. Além disso, os Vortas são responsáveis por manter os soldados de elite do Dominion sob controle quando estão fora em uma missão.

Jem’Hadar - Soldados da tropa de choque do Dominion criados geneticamente e dependem para viver da substância Ketracel, que é fornecida em doses controladas pelos Vortas. Os Vortas e os Jem’Hadars consideram os Fundadores seus deuses.

 

 


PRELÚDIO DA GUERRA

 

A exploração do Quadrante Gama pela Fenda Espacial transcorreu sem grandes incidentes durante quase um ano. No entanto, em uma missão rotineira de comércio pelos Ferengis, Quark ouviu rumores da existência do Dominion, o que aparentemente se demonstrou ser uma união de civilizações semelhante à Federação em seus objetivos de defesa mútua e práticas comerciais. Quark, sob as ordens do Grande Nagus Zek, foi autorizado a negociar um acordo comercial com o Dominion, negociações estas que foram bem sucedidas.

 

No entanto, como as raças do Quadrante Alfa começaram a colonizar planetas no Quadrante Gama, e tornar conhecida a sua presença pelas espécies do Quadrante Gama, relatórios perturbadores sobre o Dominion começaram a chegar a Estação Deep Space 9. Os relatórios indicavam que aquilo que o Dominion não poderia conseguir através das relações comerciais, seria tomado pela força. Estes relatórios foram confirmados  quando uma grande frota de naves Skrreea apareceu no quadrante Alfa, em busca de um novo planeta, depois que seu planeta natal tinha sido completamente destruído pelas forças do Dominion.

 

No final de 2370, data estelar 47998.0, o Com. Sisko e Quark, juntos com uma alienígena desconhecida Eris (espiã Vorta), são capturados por um grupo de Jem’Hadars em um planeta aparentemente desabitado no Quadrante Gama. A Federação, depois de alertada pelos próprios Jem’Hadars do seqüestro e destruição de uma Colônia Bajoriana, envia uma missão de resgate liderada pela nave USS Odyssey NCC-71832 da classe galaxy, porém a nave líder é destruída pelos Jem’Hadares em um ataque suicida.

 

A partir deste ponto foram três anos de Guerra-fria com o sucesso do Dominion em desestabilizar o Quadrante Alfa. A Dominion foi capaz de tudo, com eliminar e enfraquecer a Ordem Obsidiana (cardassianos) e o Tal Shiar (romulanos), quase provocou uma guerra entre a Federação e os Tzenkethi, conseguiu causar um conflito temporário entre a Federação e os Klingons, enquanto isso promoveu um conflito em larga escala entre os Klingons e os Cardassianos.

 

 


CRONOLOGIA RESUMIDA DA GUERRA

 

2370 - O Dominion destrói a colônia bajoriana no quadrante Gama, raptam o Com. Sisko, ameaçam a Federação e destroem a nave USS Odyssey.

 

2371 - Sisko comissiona a nova nave USS Defiant a Estação, e após de uma incursão no Quadrante Gama, descobre que os Fundadores são Transmorfos da mesma espécie do Comissário Odo. Os Romulanos tentam destruir a Fenda Espacial para eliminar a ameaça. O Dominion monta uma armadilha para o Tal Shiar e Ordem Obsidiana. Enabran Tain (pai de Garak e ex-chefe da ordem Obsidiana) cai na armadilha do Dominion perdendo diversas naves cardassianas e romulanas.

 

2372 - Um governo civil depõe os militares em Cardassia e Dukat troca de lado para chefiar o novo conselho de governo. Gowron decide invadir Cardassia Prime para impedir que seja dominada pelo Dominion. O Ten. Worf entrega os planos do chanceler para Com. Sisko. Sisko ajuda Dukat e os membros do conselho a escapar do cerco Klingon, dessa forma também estoura uma guerra entre a Federação e os Klingons. Neste mesmo ano integrantes da Frota Estelar tentam um golpe de estado na Federação.

 

2373 - Sisko descobre que o general Martok era um Transmorfo. Klingons e a Federação voltam a ser aliados, ao mesmo tempo em que Dukat forma a aliança Dominion-Cardassia para expulsar os klingons de seu território. O Dominion faz um tratado de não agressão com os Tholianos, Bajorianos e Romulanos. Sisko começa a minar a entrada da fenda espacial para impedir que mais naves do Dominion entrem no Quadrante, isto desencadeia a guerra entre a Federação e o Dominion. A Estação Deep Space 9 é abandonada após uma batalha e é ocupada por Dukat e forças do Dominion.

 

2374 - Jadzia Dax comandando a USS Defiant, agora baseada na Base Estelar 375, desativa com sucesso uma enorme rede de sensores do Dominion. Alguns meses depois a Federação retoma a Estação Deep Space 9 numa batalha que reúne 600 naves da Federação, mais uma frota klingon, liderada pelo General Martok. Dukat é capturado e sua filha bastarda Sial morre. A Seção 31 se revela para o Dr. Bashir. Sisko e Garak fazem uma armação para trazer os romulanos para a aliança Federação-Klingon. uma frota Federação-Klingon-Romulana toma o sistema Chin’toka, ao mesmo tempo em que Dukat usa os Pah-Wraiths e fecha a Fenda Espacial. Sisko abandona a Estação após a morte de Jadzia Dax.

 

2375 - Sisko consegue reabrir a fenda espacial, enquanto Worf e Martok destroem um importante estaleiro de naves do Dominion. Odo descobre que os Transmorfos estão morrendo. Dukat passa a servir aos interesses dos Pah-Wraiths. A Seção 31 realiza uma missão em Romulus. Dominion alia-se aos Breens. O primeiro ataque dos Breens é contra o planeta Terra. Surge o movimento de resistência cardassiano contra o Dominion que é liderado por Damar. A Federação envia Kira para ajudá-los por sua experiência. Cap. Sisko descobre que a Seção 31 infectou os Transmorfos através do Odo. Dr. Bashir usa a Seção 31, atraindo o agente Sloan, e descobre a cura. O Dominion retoma o sistema Chin’toka e esmaga a rebelião, que é depois restabelecida em Cardassia Prime. A frota de naves do Dominion recua para se fortalecer, mas a Aliança Federação-Klingons-Romulanos ataca o território cardassiano. O Dominion decide exterminar os cardassianos e a frota cardassiana troca de lado durante a batalha final. Graças ao Comissário Odo o Dominion se rende. Sisko e Dukat têm seu confronto final em Bajor.

 

 


PERSONAGENS E BATALHAS IMPORTANTES

 

Embora os borgs sejam os inimigos mais poderosos da Federação, eles não se aventuraram muito em deixar o Quadrante Delta devido a guerra contra seus próprios inimigos, já o Dominion ficou anos tentando dominar os quadrantes Alfa e Beta através de artifícios e intrigas para enfraquecer suas defesas.

 

Alguns meses depois da destruição da USS Odyssey, Sisko traz a estação a nova nave de guerra USS Defiant (que foi projetada por ele após a batalha de Wolf 359), e ainda equipada com um dispositivo de camuflagem romulano. A Federação fez um acordo no qual forneceria suas informações sobre o Dominion em troca do dispositivo que seria utilizado na USS Defiant.

 

Ao longo de três anos, o Dominion foi enfraquecendo seus inimigos:

  • 1 - Primeiro montaram uma armadilha onde uma Frota combinada do Tal Shiar e da Ordem obsidiana é destruída no quadrante gama, quando justamente pensavam que iriam destruir os Fundadores e implodir o Dominion;

  • 2 - Manipulam os Klingons, e fazem com que entrem em guerra contra a Federação e invadam o espaço cardassiano, infligindo sérias perdas materiais e de vidas;

  • 3 - Formam uma aliança com os cardassianos contra os klingons para expulsá-los de seus territórios e ainda eliminam a presença dos Maquis; e

  • 4 - Fazem diversos pactos de não agressão com Tholianos, Miradors, Bajorianos e principalmente com os Romulanos.

Quando a guerra entre a Federação e o Dominion começa eles já haviam enfraquecido: Federação, klingons, romulanos e cardassianos. No começo da guerra eles ocupam a Estação Deep Space 9, ficando sob o controle de Dukat e Damar. Kira, Quark, Ron, Odo, Lita e Jake formam um movimento de resistência interno. Worf esta servindo na nave klingon do General Martok junto com seu filho Alexander.

 

O restante da tripulação: Com. Sisko, Bashir, O’Brien, Jadzia Dax e Garak ficaram na USS Defiant agora baseada na Base Estelar 375. O General Martok é um dos melhores personagem klingons que já apareceram no Universo de Jornada nas Estrelas. Conhecemos ele no episódio ”The Way of the Warrior”, quando estourou a guerra temporária do Império klingon contra a Federação e os cardassianos. Mais tarde descobrimos que na verdade era uma transmorfo que estava com o chanceler Gowron naquela ocasião. Worf liberta o verdadeiro Martok que era prisioneiro do Dominion, e dessa forma começa a longa amizade entre eles. Mesmo com o chanceler Gowron rejeitando Worf, Martok o convida para fazer parte de sua casa, o que é uma honraria para os klingons. Martok também esteve ao lado de Worf na retomada da Estação Deep Space 9 e no seu casamento com Jadzia Dax. Quando Worf ficou sem alternativas, e teve que matar o chanceler Gowron (suas ações estavam prejudicando os esforços de guerra), isso faz com que Martok se torne o novo chanceler embora pela tradição klingon, Worf é que teria de ser o chanceler.

 

Dukat é o vilão principal de toda a guerra. Ele troca de lado conforme sua conveniência e tem uma rixa mortal com Sisko. Foi ele que capturou uma nave klingon, e por um tempo enfrentou a ocupação de Cardassia pelo império klingon sozinho, até que secretamente faz a aliança com o Dominion e se torna o novo líder da nova União Cardassiana. Invade a Estação Deep Space 9 e demora para admitir seu erro estratégico quando a Federação retoma a Estação. Essa indecisão acaba causando a morte de sua filha bastarda Sial, e este fato aliado a sua loucura por poder, o leva mais tarde direto para os Pah-Wraiths.

 

Quando Dukat é capturado na retomada da Estação Deep Space 9 pela Federação, seu segundo em comando Damar se torna o novo líder dos cardassianos ainda sob o controle do Dominion. Como se não bastasse sua aliança com os Pah-Wraiths, Dukat e Kai Win tentam libertar os Pah-Wraiths no final da guerra, mas são detidos pelo "emissário do profetas" Sisko.

 

Damar depois que perceber o erro da aliança com o Dominion, cria um movimento de resistência cardassiana, com a ajuda da Federação que enviou Kira, Odo e Garak para ajudá-lo. Embora durante a ocupação do Dominion na Estação Deep Space 9, Damar e Kira viviam em atrito, nesta mesma ocasião Odo era manipulado pela Líder Fundadora.

 

Nos primeiros meses da guerra, Garak foi muito importante para a Federação e os aliados. Ele quebrava códigos de segurança cardassianos, participava de missões e mais tarde ajudou o agora Cap. Sisko, a trazer os romulanos para o lado da Federação. Ele causa a morte de um senador romulano, mas deixa indícios apontando para o Dominion. Sisko e Garak fazem isso depois que o Planeta Betazed é tomado pelo Dominion. Garak é filho de Enabran Tain, com a sua amante Mila. Foi Mila que ajudou Garak durante a fase final da rebelião cardassiana.

 

Durante a guerra aparece de forma mais evidente a Seção 31 através de um de seus agentes denominado Sloan. Ele testa a lealdade do Dr. Bashir e depois o recruta para a organização. Dr. Bashir acaba revelando a Sisko sobre a existência dessa obscura organização que faz parte da Federação a muito tempo. Sloan também usa o Dr. Bashir numa missão para impedir que os romulanos voltem a se aliar ao Dominion. Mais tarde Dr. Bashir descobre que foi a Seção 31 quem criou e infectou com um vírus mortal toda a Sociedade Transforma através do comissário Odo. Porém quando Odo também desenvolve a doença, ele rapta Sloan com ajuda de O'Brien e consegue a cura.

 

Posteriormente a série “Enterprise”, mostrou que a Seção 31 já existia na Terra antes da fundação da Federação. Malcolm e Harris (sec.22), Dr. Bashir, Sloan e o almirante Ross são alguns dos integrantes conhecidos da organização.

 

Jadzia Dax durante a guerra casa-se com Worf e depois é morta por Dukat a bordo da Estação Deep Space 9, quando está desprotegida durante a batalha de Chin’toka. O simbionte Dax passa para Ezri (uma Trill psicóloga da Federação), e consegue ajudar Sisko a reabrir a Fenda Espacial, que foi fechada pelos Pah-Wraiths durante a batalha de Chin’toka. Durante a guerra Sisko assume de vez o papel de Emissário dos Profetas quando 2.000 naves do Dominion iam atravessar a fenda espacial, ele fica sem alternativas, e acaba fazendo um acordo com os profetas. Pouco depois, ele descobre que sua mãe biológica era um dos profetas. No confronto final, ele consegue deter Dukat, Kai Win e os Pah-Wraiths.

 

Se por um lado a posição da Federação melhorou, com os romulanos trocando de lado, o Dominion revidou de forma devastadora trazendo os Breens para seu lado. Os Breens foram mencionados pela primeira vez na série Nova Geração, mas sua aparição ocorreu apenas no 4 ano de Deep Space 9. A principio suas armas de energia penetravam nos escudos das naves da Aliança, mas com um roubo de uma nave do Dominion equipada com as armas Breen, esta vantagem foi eliminada. Porém as participações principais dos Breens na Guerra foi o ataque ao Planeta terra e a expulsão da forças da Aliança do sistema Chin’toka. Teria sido melhor os Breens aparecerem mais cedo no conflito, demoraram muito e foram pouco utilizados. Os roteiristas poderiam ter mostrado a Federação tentando trazer para sua aliança com outros governos como os Tholianos e Gorns. Em uma guerra dessas proporções ignorar certas potências chega a ser um absurdo. A Federação poderia ter formado uma coalizão do Quadrante Alfa bem mais poderosa contra o Dominion. Uma boa sacada, foi os romulanos terem trocado de lado durante a guerra. 

 

E termos de proporções bélicas, a guerra contra o Dominion, só perde para a guerra entre os Borgs e a Espécie 8472. Se não fosse a intervenção da USS Voyager no Quadrante Delta, os borgs teriam perdido à guerra, e não importasse quem vencesse a guerra contra o Dominion, pois acabaria eliminado pela Espécie 8472 quando chegasse ao quadrante Alfa. Existe o universo expandido da Guerra contra o Dominion (Dominion War) em livros e quadrinhos, mas os eventos ali relatados não fazem parte da cronologia oficial.

 

AS BATALHAS IMPORTANTES:

 

As maiores batalhas de Jornada nas Estrelas foram mostradas nessa guerra. O Dominion reúne várias naves Jem'Handar e Cardassianas quando ataca e ocupa a Estação Deep Space 9, diversas naves de ambos os lados são destruídas durante a batalha contra a Federação denominada "Batalha da Deep Space 9". O ataque foi originado pela ativação de uma Campo Minado na entrada da Fenda Especial para evitar que mais naves do Dominion passassem para o Quadrante Alfa.

 

Para retomar a Estação Deep Space 9 do Dominion, a Federação reuniu 600 naves contra mais de 1000 naves do Dominion na denominada "Operação Retorno". Durante a batalha, Worf e Martok trazem um reforço de naves Klingons que ajudou muito na vitória. Nesta batalha a USS Defiant consegue entrar na Fenda Espacial e promover junto aos Profetas um acordo para impedir o ingresso de uma grande armada do Dominion. Das 600 naves aliadas, em torno de 200 sobreviveram para chegar na Estação.

 

Outra grande batalha vencida pela Aliança foi a "Primeira Batalha de Chin’toka". Uma frota composta de naves da Aliança Federação-Klingon-Romulana enfrentam centenas de naves e principalmente pequenas plataformas orbitais dentro do espaço Cardassiano. Devido há uma idéia do Chefe O’Brien, as plataformas são desativas e a Aliança alcança a vitória, desembarcando inclusive tropas em território inimigo.

 

Na denominada "Segunda Batalha de Chin’toka", o Dominion com a ajuda dos Breens esmagam a frota da Federação, até mesmo a USS Defiant foi destruída nesta batalha pela arma de energia dos Breens. A nave USS São Paulo foi rebatizada para tomar o lugar da USS Defiant depois de sua destruição. O impacto da Segunda Batalha de Chin'toka não pode ser mesurada. Foi um enorme retrocesso para os aliados, efetivamente terminando todas as ofensivas contra o Dominion até os engenheiros conseguirem desenvolver uma contramedida para as armas Breens. Embora as naves Klingons tenham rapidamente desenvolvido uma defesa eficiente, graças a uma modificação feita por acaso na nave IKS Ki'tang, um Ave de Rapina Klingon, porém as naves da Federação e Romulanas continuaram vulneráveis até a captura de uma nave do Dominion equipada com as armas Breens e posterior desenvolvimento dos novos escudos.

 

Foi nesta época que a Rebelião Cardassiana, liderada pelo Legado Damar, lançou o seu primeiro ataque contra o Centro de Clonagem Vorta em Rondac III. As forças do Dominion poderiam ter lançado um imenso ataque contra os aliados que talvez mudasse o panorama da Guerra, mas uma grande parte das forças do Dominion ficou centrada na anulação da insurreição cardassiana. Que com ajuda da Federação através de Kira, Odo e Garak pode organizar as suas forças para um único e coordenado ataque contra o Centro de Batalha do Dominion em Cardassia dois meses mais tarde. A fundadora, comandante do Dominion no Quadrante Alfa, já se encontrava bem doente devido ao Vírus disseminado entre os transmorfos.

 

Quando o Dominion retorna ao território cardassiano para reorganizar suas forças, isso faz com que Federação, klingons e romulanos reúnam milhares de naves para atacá-los. Embora rebelião militar de Damar tenha sido esmagada, sua breve mas eficaz campanha ganhou apoio maciço da população civil Cardassiana. Damar foi capaz de mobilizar o apoio de toda a população civil em Cardassia, que provou ser vital durante a Batalha Final dos Aliados.

 

A "Batalha de Cardassia" foi uma das maiores batalhas espaciais na história galáctica do Quadrante Alfa. Durante a batalha, a população civil de Cardassia Prime foi capaz de causar um blackout em escala planetária, cortando toda a comunicação da sede do Dominion para as suas Frotas em combate. Em retaliação por isso, a Fundadora Transmorfa ordenou a destruição da cidade de Lakarian como um elemento dissipador para novos atos de rebelião. Porém esta ação teve o efeito oposto - quando o militares e a frota cardassiana troca de lado - e começam a lutar contra as naves do Dominion e Breen junto com os Aliados. A Fundadora do Dominion ordenou aos Jem'Hadars que lutassem até ao último homem, bem como ordenou o aniquilamento de toda a população planetária de Cardassia Prime.

 

Odo convence à fundadora a se render, evitando um banho de sangue ainda maior. Ele também se ofereceu para voltar ao Grande Elo no Quadrante Gama e curar o seu povo do vírus. A guerra foi oficialmente terminada com a assinatura do "Tratado de Bajor" na Estação Deep Space 9, e todas as forças do Dominion voltaram ao Quadrante Gama com exceção da Líder Fundadora que seria julgada pelos crimes de guerra.

 

 

Essas foram as maiores batalhas da guerra que foram mostradas. existem várias outras batalhas menores que são apenas mencionadas. Foi justamente a ameaça do Dominion que transformou a Série Deep Space 9 numa das melhores série de Jornada nas Estrelas depois da Nova Geração.

 

A Guerra contra o Dominion, não fica devendo nada a Clone Wars (Star Wars) e a Guerra das Trevas (Babylon 5). Nos EUA, a série Deep Space Nine foi exibida entre 1993 e 1999, já Babylon 5 foi de 1993 a 1998. A Clone Wars foi mostrada entre 2002 e 2005. Foi nesta guerra que o lado sombrio da Federação se manifestou através da Seção 31, que tentou até exterminar os Fundadores com um genocídio em massa. Na guerra contra o Dominion, pela primeira vez a Federação, klingons e romulanos trabalharam num objetivo comum. Foi o conflito mais trágico e emocionante já mostrado numa série Jornada nas Estrelas.

 

 


AS NAVES DE GUERRA DO DOMÍNIO

 

Jem'Hadar Fighter: Nave de guerra de pequeno porte e alto poder de fogo. 

Comprimento: 152m
Largura: 149m
Altura: 25m
Tripulação: 30
Número de Decks: 4
Motor de Dobra: MARA

Jem'Hadar BatleCrusier: Cruzador de batalha do Dominion de médio porte e alto poder de fogo. Utilizados da Guerra Contra a Federação em 2373-74.

Comprimento: 762m
Largura: 300m
Altura: 80m
Tripulação: 490
Número de Decks: 25
Motor de Dobra: MARA

Jem'Hadar BatleCrusier Prototype: Cruzador de batalha do Dominion de grande porte e alto poder de fogo. Utilizados também para transporte de tropas Jem'Hadars. 

Comprimento: 1282m
Largura: 864m
Altura: 372m
Tripulação: 1200 + 20000 em tropas
Número de Decks: 55
Motor de Dobra: MARA

 

 

 


AS CONSEQÜÊNCIAS DO PÓS-GUERRA

 

As conseqüências da guerra continuam sem uma documentação canônica. As ramificações políticas são imensas, uma vez que quase todas as grandes forças do quadrante Alfa foram envolvidas. Embora o número real de mortes não seja conhecido, estima-se que milhões de pessoas deram suas vidas na luta. 

 

Os soldados Jem'Hadars mataram mais de 800 milhões de Cardassianos, muito além dos mais de sete milhões de militares Cardassianos que morreram lutando na guerra. Os danos ao planeta foram muito piores do que Bajor na época da ocupação Cardassiana. As implicações a longo prazo para os Cardassianos ou ao seu planeta natal não foram totalmente revelados, no entanto, apesar dos Cardassianos "mudarem de lado" na última batalha, a União Cardassiana tornou-se um território ocupado, muito similar ao da Alemanha no final da Segunda Guerra Mundial.

 

Odo foi devolvido ao Planeta Natal dos Fundadores. Ele fez isso para curar os outros transmorfos do vírus desenvolvido pela Seção 31, e para ensiná-los sobre as outras raças na galáxia, em uma tentativa de reforma da sociedade transforma e por conseguinte do próprio Dominion.

 

O último destino da Líder Transmorfa que haviam permanecido no quadrante Alfa para responder sobre os crimes de guerra é desconhecida. As penas pelos crimes de guerra não foram discutidos em pormenor. Uma coisa é certa que na Federação não é prática normalmente adotar a pena capital (excetuando-se a Ordem Geral VII, que proíbe a entrada na sistema Talosiano).

 

Após a Guerra contra o Dominion, o Império Klingon ficou muito enfraquecido.  Até o momento em que a guerra tinha terminado, acredita-se que os klingons tenham perdido uma grande fração de sua força militar. No rescaldo da guerra, o Império Klingon foi deixado com sua economia incapacitada, forçando o agora Chanceler Martok a recuperar a auto-estima e condições de vida do seu povo. O agente Sloan da Seção 31 previa que seriam necessários 10 anos para o klingons recuperarem sua economia e força militar.

 

O efeito da guerra sobre o Império Romulano é ainda desconhecida. Facções do exército claramente não gostaram da aliança dos Romulanos com os klingons e a Federação. Isto pode ter sido uma das razões dos militares Romulanos apoiarem o assassinato do Senado Romulano pelo "remano" Shinzon. Ao contrário dos klingons, Cardassianos e da Federação, o Império Romulano e suas forças militares parecem ter sofrido danos relativamente modesto de maneira global. Isso é em grande parte graças a entrada tardia dos Romulanos no conflito. O Romulanos, também ao contrário da Federação, nunca sofreram uma perda de territórios e recursos para o Dominion.

 

A maioria das forças do Domínio no quadrante Alfa foram perdidas durante a guerra. No entanto, a Dominion ainda possui grande força militar no Quadrante Gama. Como o regresso do Comissário Odo ao grande Elo afetará os Fundadores e seu dogma xenófobo continua sem notícias. Independentemente, o Dominion continua a ser uma grande potência na galáxia.

 

 

Artigo Por:
Guilherme da Costa Radin

grborgten@yahoo.com.br

 

Revisto e Atualização Por:
Alm. MDaniel - USS Venture NCC 71854

ussventure@uol.com.br

Montagem e Arte Final:
Alm. MDaniel - USS Venture NCC 71854

 

Fontes:

Memory Alpha

http://memory-alpha.org/pt/wiki/

 

Wikipedia em Inglês

http://en.wikipedia.org/wiki/Main_Page

 

Daystrom Institute Thecnical Library

http://www.ditl.org/

 

Site Oficial de Star Trek

http://www.startrek.com

 

 

 

VOLTAR

 

HOMEPAGE CRIADA E MANTIDA PELO WEBDESIGN:  MDANIEL LANDMAN  grupoussventure@gmail.com

Star Trek®  e todas as séries derivadas, assim como os personagens, são marcas registradas da Paramount Pictures,

 uma divisão da Viacom, com todos os direitos reservados.
Esta Homepage, bem como todo a material e publicação aqui apresentados estão livremente disponíveis ao público, e tem por finalidade apenas divulgar a série e compartilhar todo o conhecimento com as gerações futuras, sem fins lucrativos.