COMUNICAÇÕESPAINEL PRINCIPAL

 

 

 

 

 

     

UMA NOVA REALIDADE SE INICIA


 

A Franquia de Star Trek (Jornada nas Estrelas) nunca mais será a mesma depois da exibição deste novo filme. Mas o melhor de tudo é que agora temos 2 (dois) Universos Star Trek para nos deliciarmos.

 

Este artigo irá abordar as questões mais relevantes relacionadas a nova obra de ficção científica do Universo Star Trek que traz uma alternativa de recomeço para a Franquia além de aspectos científicos muito interessantes a serem analisados.

 

Começaremos com uma sinopse detalhada do filme, incluindo acontecimentos publicados na revista em quadrinhos CountDown (Contagem Regressiva, Veja AQUI) lançada antes da exibição do filme, depois teceremos alguns comentários sobre a tecnologia apresentada no filme. O próximo item abordará as questões científicas e filosóficas e seu embasamento teórico, e por fim uma avaliação completa sobre como os dois universos conviverão e como a franquia será conduzida daqui para frente.  

 

 

SINOPSE COMPLETA DO FILME STAR TREK

 

 

Na data estelar 64333.4 (2387), a Estrela Hobus ameaça entrar em Super Nova que consumirá vários sistema solares. Esta estrela se localiza próxima ao planeta natal do Império Romulano. Um minerador romulano Nero descobre a potencialidade destrutiva deste fenômeno e alerta o Senado Romulano. O Senado por sua vez ignora a ameaça deixando Nero preocupado com o que pode vir a acontecer a seu Planeta Natal Romulus. Nero oferece ajuda ao Embaixador da Federação Spock para desenvolvimento de um audacioso plano.

 

O Embaixador Spock desenvolveu uma teoria que ao lançar Matéria Vermelha, uma matéria extremamente volátil, dentro da Super Nova criará uma singularidade quântica no Espaço-Tempo, e este buraco negro artificial, consumirá todo poder destrutivo do fenômeno. Para produzir a Matéria Vermelha é necessário o raro isótopo denominado Decalithium. Nero consegue minerar a quantidade suficiente do minério para produção da Matéria Vermelha. Porém o Conselho da Academia de Ciências de Vulcano nega a ajuda e o repasse de tecnologia a Romulus, o Embaixador Spock solicita ajuda da Federação para continuar com seu plano. Porém a Estrela Hobus entra em Super Nova e conforme a previsão destrói o Planeta Romulus. Nero e sua tripulação assistem o desastre e juram vingança a todos que de alguma negaram ajuda ao Império Romulano. O Fenômeno continua a crescer a ameaça agora sistemas estelares da Federação.

 

O Embaixador Spock inicia sua missão para deter o fenômeno sabendo que não conseguiria mais voltar. Nero consegue transformar sua nave mineradora em uma arma mortal de combate graças a tecnologias derivadas dos Borgs desenvolvida pelos Romulanos de um posto avançado de pesquisas. Spock, utilizando a nave Medusa, consegue lançar a Matéria Vermelha no núcleo da Estrela e conter uma catástrofe ainda maior. O Capitão Nero tenta deter Spock mas chega tarde, pois o Buraco Negro gerado captura em seu campo gravitacional a nave Narada e a nave do Embaixador Spock, forçando as duas naves a emergir em uma viagem no tempo.

 

A Narada é lançada no ano de 2233 próxima zona neutra klingon dentro do espaço da Federação, porém a nave do Embaixador Spock entra no Buraco Negro em um instante posterior gerando uma diferença de 25 anos entre a chegada das duas naves ao passado.

 

Quando chega ao passado a Narada provoca o que parece ser uma Tempestade Elétrica no Espaço chamando a atenção dos sensores da Federação que envia a USS Kelvin NCC 0514  para averiguar o fenômeno. Ao se aproximar a USS Kelvin percebe a presença de outra gigantesca nave emergindo de dentro do fenômeno. A Narada sem nenhuma provocação abre fogo contra a USS Kelvin. O Capitão Richard Robau percebe que sua nave não é páreo para a imensa Narada e tenta se retirar. Uma comunicação nave-a-nave é aberta pela nave agressora e convoca a presença do Capitão para ditar os termos de cessar-fogo. O Capitão Robau vendo-se sem saída tenta ganhar tempo indo a nave agressora através de uma nave auxiliar, porém antes deixa ordens expressas ao seu primeiro oficial o Tenente George Kirk para evacuar a nave e a destruí-la caso ele não voltasse.

 

Ao chegar na Narada, o Capitão Robau é levado a presença de Nero e começa a ser questionado sobre a presença da nave e do Embaixador Spock nesta época, o Capitão percebe que a os atacantes vem de uma outra época e acaba sendo eliminado em seguida pelo próprio Nero.

 

George Kirk inicia então a ordem de evacuação completa da nave, e indica a nave auxiliar 37 para sua esposa que se encontra em trabalho de parto na enfermaria. Porém ao tentar colocar a nave em navegação automática, percebe que devido aos danos na nave, o computador somente estava aceitando comandos manuais. Neste momento aceita que seu destino é procurar proteger as naves auxiliares e destruir a USS Kelvin sob seu comando direto. Ordena em seguida que todas as naves auxiliares partam, inclusive a que sua esposa estava sem sua presença.

 

A Narada tenta destruir as naves auxiliares, mas George Kirk utiliza o restante das armas da USS Kelvin para proteger as naves auxiliares, conseguindo destruir os torpedos inimigos. Inicia o procedimento de destruição da USS Kelvin jogando a nave em um curso de impacto direto contra a Narada. O seu filho acaba de nascer a bordo da nave auxiliar e sua mulher percebe que o marido não irá conhecer o filho, eles decidem que o nome do menino será James, e logo após temos a colisão da USS Kelvin contra a Narada, o que permite uma fuga segura das naves auxiliares.

 

O menino cresce sendo um jovem problemático, muito inteligente, mas completamente rebelde e desajustado com comportamento normal. Atira uma relíquia antiga, um Ford Corvette, que pertence a seu padrasto em um abismo e é preso pela autoridade de segurança local.

 

Outro menino nasce em Vulcano, filho do Embaixador Vulcano Sarek e a humana Amanda. Este menino sofre com o preconceito da raça vulcana, por ser meio humano e meio vulcano. Seu nome é Spock e ele tenta abraçar a filosofia da Lógica Pura herdada de seus ancestrais Vulcanos apesar de sempre carregar as emoções originais de sua Mãe.

 

Os dois jovens crescem seguindo caminhos distintos: Spock tentar concorrer a uma vaga na Academia de Ciências de Vulcano, mas também se inscreve na Academia da Frota Estelar para ter múltiplas opções de escolha. Estando para ser admitido na Academia de Ciências de Vulcano, ele declina de seu pedido por perceber mais uma vez o preconceito demonstrado pelos Ministros Vulcanos contra sua ascendência humana. Decide então entrar para a Frota Estelar. O jovem James Kirk continua sendo o jovem mais inteligente de sua localidade, mas também o mais rebelde e desajustado da região. Ao se encontrar num bar com a cadete Uhura começa uma paquera interrompida por uma briga com seus companheiros de Academia da Frota Estelar. O Capitão Christofer Pike é chamado e interrompe o conflito entre os cadetes e Kirk.

 

Capitão Christofer Pike escreveu uma dissertação sobre os acontecimentos que envolveram a USS Kelvin e o pai de James Kirk, como ele salvou a todos, inclusive seu filho. Tenta persuadir o jovem rebelde a se alistar na Frota Estelar para seguir os passos de seu pai e até fazer melhor que ele. James Kirk decide então se alistar na Academia para tentar fazer da sua vida algo especial. No transporte para a Academia ele conhece o futuro cadete Leonard McCoy, um médico recém divorciado que tem medo de voar. Nasce uma amizade que vai durar por todo o período de três anos de Academia da Frota Estelar.

 

A Narada se esconde e espera por 25 anos a chegada da nave com a Matéria Vermelha vinda do futuro. Finalmente chegando o dia do reencontro do Capitão Nero com o Embaixador Spock a Narada se posiciona e captura facilmente a nave que emerge do futuro. Para Nero e sua tripulação foi uma espera de 25 anos, mas para o Embaixador Spock tudo acontece em fração de segundos. Nero decide que Spock deve viver para sentir a mesma dor que ele sentiu com a perda de seu planeta e ruma para Vulcano, porém no caminho encontra uma armada Klingon perto do planeta prisão de Rura Phente. A armada klingon de 47 naves é completamente dizimada pela Narada. Em suas pesquisas de monitoramento do espaço profundo na Academia, a Cadete Uhura escuta o pedido de socorro emitido pela armada klingon sobre o confronto com uma nave Romulana desconhecida. 

 

James Kirk decide fazer pela terceira vez a simulação conhecida como Kobayashi Maru e solicita a McCoy que esteja presente a este no teste. A principio McCoy não entende o porque de realizar pela terceira vez uma simulação que ninguém pode vencer. Kirk apenas pede que ele esteja lá junto com ele e parte para o quarto da amiga de Uhura, uma bela Cadete Oriana da Frota. Escondido escuta sobre o ataque às naves klingons.

 

No simulador da Academia o teste vem sendo realizado conforme de costume. O Cadete James Kirk no comando não parece estar se importando com as condições impostas pelo teste. Depois de alguns segundos as condições do testes são invertidas dando claras vantagens a nave da Federação e ao resgate da nave acidentada. O então Comandante Spock responsável pelo desenvolvimento do teste não entende como foi possível aquele desfecho da simulação.

 

Depois de investigações, o cadete Kirk é levado a presença do Conselho da Academia da Frota onde o Comandante Spock o acusa de ter implementado uma sub-rotina na programação do teste para mudar as condições da simulação. Com isso o Cadete Kirk teria quebrado o código de ética da Academia. Kirk argumenta que o teste já representava uma farsa por apresentar um cenário impossível e Spock responde que a simulação testa a reação de um Capitão da Frota Estelar diante da morte certa e sua capacidade de comando diante de um cenário onde não poderá vencer.

 

Neste momento a seção é interrompida devido a um pedido de socorro do Planeta Vulcano, pois os cadetes do ultimo ano estavam sendo convocados para compor as tripulações de 7 naves da Frota Estelar que iriam responder ao pedido de socorro. O restante da Frota estava no Sistema Laurentiano e não chegaria a tempo hábil. Entre as naves que se dirigiriam a Vulcano temos a recém construída USS Enterprise NCC 1701 sobre o comando do Capitão Christofer Pike.  

 

Os cadetes são distribuídos pelas naves, mas o Cadete James Kirk encontra-se suspenso pelo Conselho da Academia até que seja resolvida sua situação perante o conselho. A Cadete Uhura é primeiramente designada para a USS Farragut, mas revoltada questiona o seu instrutor Spock o motivo desta ordem. Ele informa que era para não levantar suspeitas de favorecimento, mas ela através de questionamentos lógicos de sua performance, solicita sua transferência para a USS Enterprise, aceita prontamente por Spock.

 

Dr. McCoy decide ajudar Kirk a ir a bordo da Enterprise aplicando nele uma vacina que gera sintomas colaterais que o fazem necessitar de atendimento médico a bordo da nave. Após chegarem a nave o Médico aplica alguns sedativos para amenizar os sintomas apresentados por Kirk.

 

O Capitão Christofer Pike ordena a partida da Frota para o planeta Vulcano, porém a USS Enterprise fica ligeiramente para traz devido a um problema não antecipado pelo novo piloto Hikaro Sulu. O Capitão solicita ao Alferes Pavel Checov que informe, em todos os canais, a missão aos demais membros da tripulação. James Kirk ao ouvir que havia ocorrido um fenômeno semelhante ao ocorrido antes do ataque a USS Kelvin, corre e convence Uhura a se dirigir ao comando para avisar ao Capitão que se tratava de um ataque ao planeta Vulcano e não uma missão de socorro.

 

Após uma ligeira discussão, Kirk consegue convencer o Cap. Pike que algo de errado estava acontecendo, com isso a USS Enterprise chega a Vulcano preparada para a batalha, evitando ser destruída pelo campo de destroços das outras 6 naves da Federação destruída pela Narada. O Cap. Nero impede o ataque a USS Enterprise por saber o jovem Spock está a bordo da nave. Usando a mesma estratégia, solicita a presença do Cap. Pike em uma nave auxiliar em sua presença na Narada. Na verdade Nero está furando um túnel até o núcleo do planeta através de uma sonda perfuratriz no intuito de destruir o planeta Vulcano. O funcionamento desta sonda impedia as comunicações e a utilização do Transporte. Cap. Pike tem uma idéia de executarem um salto sub-orbital pousando na sonda e a sabotando para restabelecer o sinal de transporte e comunicações.

 

Kirk, Sulu e o Engenheiro Olson são convocados para a missão, mas antes o Cap. Pike promove o Cadete James Kirk a 1° oficial do agora Capitão Interino Spock. Suas recomendações são para que tão logo a sonda seja desativada, seja transportado o Grupo Avançado e ele seja resgatado. O salto ocorre quando Cap. Pike passa por sobre a sonda na nave auxiliar a caminho da Narada. O Eng. Olson morre na tentativa de pouso na plataforma, mas Sulu e Kirk depois de uma briga com dois romulanos, conseguem desativar a sonda. Entretanto a perfuração atinge o núcleo do planeta e a Matéria Vermelha é lançada por Nero gerando um buraco negro que consumirá todo o planeta.

 

Spock se transporta a vulcano para salvar seus pais e os anciãos que se encontravam no templo do Katra. Na tentativa de voltar a nave a mãe de Spock é morta devido a um deslizamento de terra. O planeta é consumido pelo Buraco Negro e apenas cerca de 10.000 vulcanos conseguem escapar a tempo, o restante dos 6 bilhões de habitantes são mortos.

 

Spock assume o comando interino da nave, todos chegam a conclusão que vivem agora numa realidade alternativa gerada pela presença da Narada nesta linha de tempo. Todos os acontecimentos desde a destruição da USS Kelvin, foram de certa forma alterados, seguindo uma nova linha temporal. Kirk insiste em perseguir a Narada que agora ruma para o planeta Terra, entretanto Spock decide se reunir com o restante da Frota no Sistema Laurentiano sem dar ouvidos a Kirk. Spock ordena da prisão de Kirk por motim e devido a sua resistência acaba o colocando para fora da nave, onde é deixado numa cápsula no planeta Delta Veja, ainda dentro do Sistema Vulcano, perto de um posto avançado da Frota Estelar.

 

Nero começa interrogar o Cap. Pike a bordo da Narada sobre as características dos sistemas de defesa da Terra, seu segundo alvo de sua vingança. Ele se justifica a Pike sobre o que motivou de seus atos. Cap. Pike se recusa a cooperar e Nero coloca um verme centauriano que come progressivamente o cérebro e libera uma toxina capaz de fazer o hospedeiro suscetivo a ordens e comandos externos.

 

Depois de perseguido por animais do planeta, o jovem Kirk encontra o velho Embaixador Spock que foi deixado por Nero neste planeta gelado para assistir a destruição de Vulcano. O velho Spock faz em elo mental com Kirk para colocá-lo a par de toda história e de como foi parar ali. Spock afirma a Kirk que ele deve tomar o comando, pois assim que deveria ser. Os dois chegam ao posto avançado da Frota Estelar e se encontram com um engenheiro revoltado com sua designação. O Eng. Montgomery Scotty foi “exilado” neste posto depois de utilizar o Beagle do Alm. Archer em uma experiência de transporte mal sucedida. O velho Spock reconhece aquele que deveria ser o engenheiro chefe da Enterprise e o ajuda, fornecendo a fórmula necessária que permite a realização de um transporte para uma nave em velocidade de dobra.  Spock adverte que Kirk deverá explorar a emoções do jovem Spock e desestabilizá-lo para forçar a abdicar do posto de Capitão Interino da nave pelos regulamentos da Frota.

 

Kirk e Scotty são transportados para a USS Enterprise, porém Scotty acaba se materializando dentro de um duto de água de refrigeração. Kirk consegue salvá-lo, mas acabam sendo detectados pelo sistema de segurança e levados sob custódia até a presença do Cap. Spock. Kirk segue os planos e começa uma tentativa de expor as emoções de Spock, até que o vulcano em um acesso de raiva quase mata o jovem Kirk. Ao perceber que está completamente descontrolado emocionalmente, Spock se retira do comando deixando o caminho livre para que James Kirk assuma o posto.

 

Imediatamente muda o curso da nave para perseguir a Narada e começa a tentar elaborar um plano de ação para abordar a nave. Depois de uma conversa com seu pai, Spock ressume seu controle emocional e solicita a Kirk que o deixe agir para salvar o planeta de sua mãe. Checov consegue elaborar uma teoria de usar os anéis de saturno para encobrir a chegada da USS Enterprise e com isso transportar a bordo uma pequena equipe de assalto. Spock se prontifica para o serviço, mas o agora capitão Kirk insiste em acompanhá-lo para tentar resgatar o Cap. Pike 

 

Spock e Kirk são transportados para dentro da Narada, onde começam um intenso tiroteio de phasers com a tripulação romulana. Spock descobre a nave com a Matéria Vermelha e a localização do Cap. Pike. A sonda perfuratriz é acionada novamente agora sobre o planeta Terra e desabilita as comunicações e transportes.

 

Ao encontrar a nave, Spock percebe que a nave é de origem vulcana e já foi previamente utilizada por ele em outra época. Ele questiona Kirk, mas ele não revela a existência do Spock do futuro. Spock consegue pilotar a nave e ao sair da Narada se dirige até a sonda perfuratriz para desabilitá-la. Quando o Cap. Nero percebe o roubo da Matéria Vermelha tenta destruir Spock, mas este entra em dobra para sair do Sistema Solar, se afastando da Narada e do Planeta Terra. Enquanto isso Kirk encontra o Cap. Pike e o liberta. Depois de estar uma distância segura do Sistema Solar, Spock inicia uma rota suicida em direção da Narada sabendo que se sua nave for destruída inflamará a Matéria Vermelha.  A USS Enterprise aparece em cena para ajudar a Spock a se aproximar da Narada destruindo os torpedos lançados. Próximo do impacto final, Scotty consegue transportar todos os três para a Enterprise.

 

A nave tem um impacto direto com a Narada, inflamando a Matéria Vermelha e gerando um imenso buraco negro que começa a engolir a nave romulana. Cap. Kirk oferece ajuda humanitária a tripulação da Narada que é prontamente recusada pelo Cap. Nero. A Enterprise abre fogo contra a Narada destruindo partes da nave romulana, mas acabam presos também no campo gravitacional formado pelo Buraco Negro. A USS Enterprise começa a ser puxada para dentro do Buraco quando o Eng. Scotty consegue ejetar os núcleos de dobra e detoná-los gerando uma onda de choque que liberta a nave do campo gravitacional do fenômeno.

 

Já na Terra Spock observa um vulcano, e pensando ser seu pai o chama. Entretanto percebe ser o velho Embaixador Spock, que o comunica que já localizaram um planeta para implantação de uma Colônia Vulcana para os sobreviventes, e que ele deve permanecer na Frota Estelar para estar presente a nova era que se inicia e desenvolver a amizade com James Kirk. Recomenda ao Vulcano deixar a lógica de lado quando achar que está fazendo a coisa certa.

 

O Cap. James T. Kirk é homenageado pelo Conselho da Academia da Frota Estelar e promovido de Cadete a Capitão. Sua primeira ordem é substituir o Cap. Christopher Pike no comando da USS Enterprise. Cap. Pike está agora em uma cadeira de rodas, e ressalta que o pai de Kirk estaria orgulhoso de ver seu filho assumindo a cadeira de Capitão. O velho Embaixador Spock observa toda a cerimônia e concorda que ali começa uma nova aventura para esta tripulação.

 

Na ponte da USS Enterprise está tudo pronto para iniciar a missão de exploração, quando o Comandante Spock pede permissão de vir a bordo e se oferece para assumir o posto ainda vago de primeiro oficial da nave, Cap. Kirk aceita a proposta e toda a tripulação está formada para as novas aventuras.

 

TECNOLOGIA DO FILME STAR TREK

 

Apesar de modernizada e repaginada a tecnologia apresentada na Série Clássica dos anos 60, continua presente no novo filme. Esta tecnologia é apresentada sobre um novo aspecto tecnológico, pois Jornada nas Estrelas sempre teve o intuito de mostrar o futuro tecnológico da humanidade e não poderia apresentar painéis e itens baixo de nossa tecnologia atual. Porém alguns aspectos foram respeitados, tais como: o manche de aceleração que o Sulu utilizou, painéis de navegação, alavancas de comando, o botão de comunicação na cadeira do capitão, etc.

 

Destaque especial positivo está na Ponte de Comando da nova Enterprise, muito bonita esteticamente, com uma enorme tela principal. Os postos estão organizados de forma semelhante as naves da Frota Estelar, porém de uma forma mais ergonômica com painéis táticos verticais semelhantes aos utilizados em submarinos e navios. Também temos agora o acesso a Ponte de Comando não somente por turboelevatores, mas existe uma continuidade de seções ao redor do mesmo Deck da ponte.

 

 

 

A operação e o efeito de materialização e desmaterialização do transporte foi modificado, agradando a alguns, mas desagradando a muitos, muito pela demora da seqüência de operação do transporte que acabou possibilitando a morte da Mãe do Spock, mesmo ela estando dentro do feixe de transporte. Essa operação e sua demorada não condiz com o teletransporte apresentado na nave Enterprise NX-01, que sabidamente era de uma tecnologia inferior. Lembramos que os acontecimentos da Série Enterprise permanecem intactos, pois a Narada somente iniciou a mudança da linha temporal em 2233.

 

Também alguns perguntaram cadê os trajes espaciais com jato propulsores, que hoje já são utilizados pela NASA em algumas missões espaciais, e ao invés disso optaram por um salto de pára-quedas sub-orbital. Será que naquela época não teríamos roupas espaciais com jatos propulsores mais sofisticados? A especulação para essa questão gira em torno dos jatos propulsores permitirem serem detectados pela nave Narada, terminado com o fator surpresa do ataque direto planejado. Mas os jatos não poderiam ter sidos acionados próximo da plataforma, mantendo o fator surpresa e dando uma chance a mais para os oficiais pousarem na plataforma, talvez nosso "red shirt" Olson não tivesse morrido na tentativa.

 

Outro ponto questionado é a espada utilizada por Sulu, pois esta não seria uma arma padrão da Frota Estelar. Para participação em uma missão dessa importância no mínimo teríamos a utilização de um phaser pessoal. Muitos especulam que esse seria um toque de “Jedi” do diretor J. J. Abrams, um apreciador de Star Wars (Guerra nas Estrelas), realmente estas cenas foram demasiadas “criativas” e poderiam ter sido desenvolvidas de outra maneira.

 

Os Phasers e Tricorders utilizados seguem os padrões observados na Série Clássica, apenas atualizados para um padrão mais atual sob a ótica de tecnologia. No filme temos um excelente troca de tiros dentro da Narada quando da invasão de Kirk e Spock, onde podemos verificar a capacidade de fogo dos phasers pessoais da Frota Estelar.

 

 

A nova nave USS Enterprise segue o padrão da anterior porem muito maior externamente com as naceles mais próximas e grandes coletores Bussard que geraram algum insatisfação entre os fans. Apesar deste questionamentos, ela está muito bonita e cumpre bem seu papel de estrela do filme. A imagem da nave emergindo dos anéis de saturno é muito bonita e realista, pois o filme teve um cientista da NASA como assistente técnico que trabalhava no projeto de pesquisa de saturno. Um fato que deve ser salientando é a construção da USS Enterprise num estaleiro em Iowa no solo do Planeta. Naves desse porte devem ser construídas em órbita, assim como já foram construídas a Enterprise NX-01 e a Columbia NX-02 na Série Enterprise. Falha grave!!

 

Para exemplificar a mudança de dimensões temos o Gráfico abaixo com a comparação de tamanho da nova USS Enterprise (732,25m de comprimento) com a velha USS Enterprise e a BattleStar Galáctica.

 

 

 

Uma mudança significativa não foi muito comentada e trata-se da Data Estelar. No novo filme sua nomenclatura foi modificada com o ano aparecendo na frente e uma codificação numérica de dois dígitos depois do ponto, exemplo: 2258.42. A data estelar é um sistema de contagem de tempo real usado pelos astrônomos de todo mundo, conhecido como "Dia Juliano", que foi adaptado para a Série Star Trek. No nosso exemplo, Spock ao começar seu diário deveria dizer: "Data estelar 35003.2" conforme a nomenclatura até então utilizada na Série. Esta modificação não traz grandes conseqüências, se tratando de uma simplificação, porém poderia ter sido evitada visto que existe um sistema de contagem de tempo real por traz desta nomenclatura.

 

QUESTÕES CIENTÍFICAS E FILOSÓFICAS

 

Algumas questões científicas foram levantadas neste filme:

 

- Existe a possibilidade de uma Supernova destruir sistemas próximos?

- A geração de um Buraco Negro artificial é possível?

- A viagem no tempo por um buraco negro é viável?

- Existem os Universos Paralelos?

 

Primeiramente em uma Série de Ficção Científica tudo é possível, porém no Universo de Jornada nas Estrelas tudo tem sempre uma coerência científica e isso foi mantido durante todas as Série e neste novo filme não é diferente. Todas essas questões são indicações científicas estudas por grandes cientistas já em nosso tempo, as respostas estão sendo apresentadas em equações e trabalhos científicos.

 

O que o Universo Star Trek propõe é que estas questões já estarão resolvidas no século 23 e por isso temos a implementação dessas "realidades" científicas na prática, e ai entra a criatividade de roteiristas e diretores.

 

A Supernova Hobus ameaçava não somente destruir os sistemas próximos, mas também chegar a fronteira da Federação. Um fenômeno que iria sendo aumentado a cada estrela consumida. Porém acredito que um fenômeno desse pudesse dar sinais mais visíveis tanto para os Romulanos, quanto para os cientistas da Federação, não gerando dúvidas de seu acontecimento.

 

A matéria Vermelha não foi mencionada antes na franquia, nem suas propriedades instáveis de poder gerar um buraco negro artificial. Para produzir a Matéria Vermelha é necessário o raro isótopo denominado Decalithium, encontrado em alguns planetas e de difícil mineração, conseguido apenas pela experiência mineradora de Nero. Além disso é necessário um complicado procedimento de transformação e produção somente dominado pela Academia de Ciências de Vulcano.

 

 

Quanto a viajar no tempo através de um buraco negro já foi utilizado algumas vezes nas diversas Séries Star Trek. Singularidades quânticas no tempo e espaço foram utilizadas sendo naturais e artificiais. A USS Venture tem um artigo técnico elaborado sobre o assunto de viagens no tempo, para acessar basta clicar na imagem ao lado.

 

 

A existência dos Universos Paralelos já foi um tema abordado em vários episódios de Jornada nas Estrelas. Sua existência tem sido questionada por vários cientistas de nosso tempo, mas nunca descartada essa possibilidade de existências linhas de tempo paralelas. Mais detalhes podem ser obtidos no artigo técnico denominado "O Universo Espelho em Jornada nas Estrelas", basta clicar na figura ao lado e acessar mais este artigo técnico do site da USS Venture.

 

 

AVALIAÇÃO SOBRE OS DOIS UNIVERSOS

 

Muitos se perguntam: E agora como ficou a franquia? Que bagunça foi essa? Devo jogar meus DVDs antigos fora? Não!!! Não joguem seus DVDs fora, no máximo encaminhem para mim que estou aceitando. Nada naquela linha temporal anterior foi mudado, ela continua até o ponto que a Narada e a nave de Spock voltam no Tempo. Deste ponto em diante foi gerada uma nova linha temporal no passado em que nossa tripulação agora vive.

 

Na verdade foi gerado dois Universos Star Trek. Um anterior que já conhecíamos e este novo Universo que está ai para ser escrito. Os roteirista tiveram o cuidado de manter o Universo intacto até o nascimento de Kirk, ou seja, todos os acontecimentos apresentados na Série Enterprise são válidos e pertencem as duas linhas de tempo. A partir da chegada da Narada é que a linha temporal é migrada para esta nova linha. Alguns fans admitem que na verdade nos já tínhamos dois Universos de Jornada considerando o Universo Espelho, que seria uma linha de tempo divergente da conhecida. Se for assim, teríamos então agora três Universos ativos em Jornada nas Estrelas.

 

As vantagens são maiores que as desvantagens. Agora podemos vivenciar novamente diversos fatos e missões da Série Clássica, imagine um novo encontro da USS Enterprise com a SS Botany Bay, e principalmente de Kirk com Khan?? Além do fato de ver o desenvolvimento da Colônia Vulcana em seu novo planeta, e ainda por cima com o velho Embaixador Spock como conselheiro.

 

 

Vivemos agora numa realidade alternada, nossa história foi definitivamente alterada quando a NARADA voltou no tempo e destruiu a USS Kelvin. E nesta nova realidade abre-se um leque para novas missões, novos mundos, novas vidas e civilizações, e esta tripulação parte para audaciosamente viver uma nova época na Franquia.

 

Lógico que os fans antigos acharam um absurdo ter o Planeta Vulcano destruído, Amanda morrer, Spock bater no Kirk, pois viram seu vasto universo do conhecimento Star Trek sumir de uma hora para outra.

 

Mas essa é uma obra de ficção, por mais histórico que seja o Canon, ele não é real e sim uma obra de ficção criada para entretenimento. Mas o mais importante é que a FILOSOFIA E IDEAIS DO UNIVERSO STAR TREK estão intactos no novo filme.

 

Se a FILOSOFIA E IDEAIS de Star Trek estão mantidos, então aquele sonho de Gene Roderberry se mantém vivo e está ai agora para conquistar uma nova geração de fans.

 

Começa aqui algo novo para todos nós fans e não fans, começa aqui um novo tempo onde as missões serão novas e vivenciadas pelo esse belo elenco que sobre apresentar o novo, mas respeitando o antigo.

 

Eu como responsável por um Grupo de fans de Star Trek, e gostaria de solicitar aos demais grupos, que recebam de braços abertos os novos fans que com certeza vão aparecer por ai!!! Entendamos que a realidade deles é diferente, que a tripulação deles é diferente, que as naves deles são diferentes, mas a FILOSOFIA E IDEAIS do Universo Star Trek sãos os mesmos.

 

Se amamos Star Trek, e dizemos que somos fans deste Universo, então temos que aprender a conviver com essas diferenças, pois esse é uma das questões filosóficas de Star Trek implantadas por GENE. Estamos aqui de braços abertos a esses futuros novos tripulantes e termos que ajudá-los a descobrir que tem muito mais nesta Franquia, mas nunca em hipótese nenhuma desmerecendo essa realidade alterada que é o universo deles. Sejam bem vindos todos!!!!

 

Vamos esperar ansiosamente pela continuação já anunciada com o mesmo diretor e roteiristas, e fazer nossa parte de fans em discutir e comentar o novo filme.

 

Para ajudar a todos, o site da USS Venture preparou as duas Linhas Cronológicas atuais do Universo Star Trek:

 

Linha Cronológica das Séries Nova Linha Cronológica de Star Trek

 

Compartilhe:

 


 

 

 

Artigo Escrito e Revisão Por:
Alm. MDaniel - USS Venture NCC 71854

ussventure@uol.com.br

Montagem e Arte Final:
Alm. MDaniel - USS Venture NCC 71854

Fontes Auxiliares:

http://gizmodo.com/tag/new-enterprise/

 

 

 

VOLTAR

 

HOMEPAGE CRIADA E MANTIDA PELO WEBDESIGN:  MDANIEL

 ma.daniel@uol.com.br

Star Trek®  e todas as séries derivadas, assim como os personagens, são marcas registradas da Paramount Pictures,

 uma divisão da Viacom, com todos os direitos reservados.
Esta Homepage, bem como todo a material e publicação aqui apresentados estão livremente disponíveis ao público, e tem por finalidade apenas divulgar a série e compartilhar todo o conhecimento com as gerações futuras, sem fins lucrativos.