COMUNICAÇÕESPAINEL PRINCIPAL

 

 

 

 

 

     

O CAMINHO DAS NUVENS E A RADIAÇÃO METAFÁSICA
 

O Site da USS Venture está sempre a procura de novos artigos para publicação, principalmente aqueles em que os fans de língua portuguesa demonstram interesse. Por isso estamos sempre solicitando que os internautas trekkers manifestem suas vontades e na medida do  possível nossa equipe procurará atender os anseios.

 

Este artigo técnico é um caso típico de indicação por e-mail do amigo J. F. de Souza, que sugeriu o tema. Espero que todos gostem pois é um tema muito interessante. Lembrando que, quem tiver um tema, pode encaminhar para nossa equipe de redatores e escritores.

 

 

 Alm. MDaniel Landman

 USS Venture NCC 71854

 


 

O CAMINHO DAS NUVENS

 

CAMINHO DAS NUVENS é a tradução conhecida para a região do Universo Star Trek denominado "Briar Patch" ou "Klach D'Kel Brakt", que é o seu nome original klingon. Trata-se de uma região no Setor 441 contendo perigosas substâncias e matérias espaciais, incluindo os restos de supernovas, falsas flutuações de vácuo, radiação metafásica e pelo menos dois planetas habitáveis, um dos quais é o local do assentamento da raça Ba'ku. Para ver mais dados sobre os Ba'kus acessar AQUI.

 

 

As naves estelares devem percorrer esta região em menos de um terço da força de impulso para evitar um superaquecimento do sistema de impulso. O nome coloquial "Briar Patch" foi adotado pela Federação depois de ter sido utilizado pelo geneticista Arik Soong no século 22, uma referência a Br'er Rabbit das histórias de Uncle Remus dos anos 1880, escritas por Joel Chandler Harris do Planeta Terra.

 

 

O Caminho das Nuvens contém as estrelas SNC 461206 e UFC 8177. Na área circundante, encontramos as estrelas SNR 093120, UFC 9364, NGC 2812 e QSR 390.021 do setor 441 situado no quadrante Beta, visíveis em todos os mapas estelares próximo ao planeta Risa.

 

 

Em Maio de 2154, o Geneticista Soong sugeriu o Caminho das Nuvens como um esconderijo para ele e um grupo de Superiores (humanos melhorados geneticamente) a bordo de uma Ave de Rapina klingon roubada, mas sua sugestão foi rejeitada por Malik, o auto-nomeado chefe dos Superiores. (ENT: "The Augments") 

 

Soong mostrando aos Superiores o Caminho das Nuvens

 

Em 2271, a região foi o local da célebre batalha de Klach D'Kel Brakt, onde o Mestre Dahar Kor levou o Império Klingon a uma gloriosa vitória sobre o Império Estelar Romulano. Quase um século depois, o Mestre Kor ainda gostava de voltar a reviver está batalha em holodecks e  holosuites. (DS9: "Blood Oath")

 

Já no século 24, a região era parte do Espaço da Federação. Em 2375, o Caminho das Nuvens foi o palco do combate interestelar denominado "Batalha do Briar Patch" entre a nave estelar da Federação USS Enterprise-E e dois cruzadores de batalha Son'a, na sequência da descoberta de uma conspiração entre a Federação e os próprios Son'as, para remover a população Ba'ku do planeta e roubar os isótopos da Radiação Metafásica concentrada nos anéis do planeta.

 

 

 

Em perseguição a USS Enterprise-E as naves Son'as detonam um carga isolítica, uma arma subespacial proibida pelo acordo de Khitomer. A fenda subespacial formada ameaça destruir a nave estelar, que sem alternativa, ejeta seu núcleo de dobra e o detona selando a Fenda. Para destruir as naves atacantes o Capitão Willian T. Riker elaborou uma plano de coletar partículas Metreons, altamente inflamáveis, pelo coletores Bussard da nave e lançadas no caminho das naves Son'as para que quando disparassem fossem destruídas.

 

  

A manobra de usar as partículas instáveis do Caminho das Nuvens deu certo e ficou conhecida nos meios acadêmicos da Frota Estelar como a "Manobra Riker".

 


 

RADIAÇÃO METAFÁSICA

 

A Radiação Metafásica (Metaphasic radiation) é uma forma de energia que, sob certas condições, inverte o processo de envelhecimento da maioria das espécies humanóides, prolongando assim a vida daqueles que a estão expostos. A Radiação Metafásica também tem notáveis propriedades regenerativas e rejuvenescestes, aumentando o metabolismo e os níveis de energia irradiada pelo organismo.

 

Altas concentrações de Isótopos da Radiação Metafásica foram descobertas contidas dentro dos anéis do planeta Ba'ku no Caminho das Nuvens "Briar Patch" em 2375. Uma ramificação da raça Ba'ku, os Son'a, estavam desesperados para coletar esta radiação, de modo a expandir a sua perspectiva de vida. No entanto, uma vez que o planeta estava no território da Federação, eles recorreram a ajuda do almirante da Frota Estelar Matthew Dougherty para convencer o Conselho da Federação a concordar que a radiação fosse coletada, sob a pretensão de fins medicinais.

 

Isótopos da Radiação Metafásica podem ser encontrados em toda a região do Caminho das Nuvens, porém não na mesma concentração da existente nos anéis do planeta. A metodologia de coleta dos Son'as implicaria em tornar o planeta inabitável para qualquer forma de vida pois produziria uma reação termolítica em cascata em todo o planeta. Com isso os Ba'ku teriam que ser removidos para outro planeta, somando um total de 600 indivíduos entre adultos e crianças a serem remanejados. Em última análise, a USS Enterprise-E foi capaz de impedir a realização deste plano. (Star Trek: Insurreição)

 

Vários tripulantes da USS Enterprise-E que foram ao planeta iniciaram um processo regenerativo, enquanto ajudavam os Ba'ku. As células nos olhos do engenheiro Geordi La Forge começaram a regenerar, permitindo-lhe ver como seres humanos normais. O Tenente Comandante Worf também re-entrou no Jak'tahla - um versão klingon do inicio da puberdade e o Capitão Picard se sentiu mais disposto fisicamente e mentalmente sob o efeito da radiação metafásica.

 

La Forge observando o nascer do sol na aldeia Ba'ku

 


 

 

Artigo Escrito e Revisão Por:
Alm. MDaniel - USS Venture NCC 71854

ussventure@uol.com.br

Montagem e Arte Final:
Alm. MDaniel - USS Venture NCC 71854

 

Fontes:

Memory Alpha

http://memory-alpha.org/

 

Site Oficial de Star Trek

http://www.startrek.com

 

 

 

VOLTAR

 

HOMEPAGE CRIADA E MANTIDA PELO WEBDESIGN:  MDANIEL LANDMAN  grupoussventure@gmail.com

Star Trek®  e todas as séries derivadas, assim como os personagens, são marcas registradas da Paramount Pictures,

 uma divisão da Viacom, com todos os direitos reservados.
Esta Homepage, bem como todo a material e publicação aqui apresentados estão livremente disponíveis ao público, e tem por finalidade apenas divulgar a série e compartilhar todo o conhecimento com as gerações futuras, sem fins lucrativos.