COMUNICAÇÕESPAINEL PRINCIPAL

 

 

 

 

 

     

COMO FAZER UM PRIMEIRO CONTATO


 

A Federação está sempre em busca de novas vidas e novas civilizações e audaciosamente indo aonde ninguém jamais esteve, mas com responsabilidade e respeito ao novo e ao desconhecido. Fazer um Primeiro Contato com outra espécie é sempre um motivo de preocupação para os membros da Frota Estelar.
 

Este artigo foi elaborado pelo nosso colaborador o Contra-Almirante Marc Seven e busca ajudar aos oficiais que estarão a frente deste desafio de contatar uma nova espécie, evitando graves problemas futuros para a relação entre os povos.

 

Este artigo faz parte de uma aula da Academia da FFESP.

 

 Almirante MDaniel Landman

 Data Estelar: 20090919 - USS Venture NCC 71854

 


PRIMEIROS CONTATOS COM CIVILIZAÇÕES

 

A Federação Unida dos Planetas está longe de ser tão grande como a nossa galáxia, nós mal exploramos o quadrante Alfa e Beta e ainda não se sabe muito do Delta e do Gama.

Por causa disso, todos os membros da Federação precisam estar cientes das possibilidades de um primeiro contato com uma civilização que nunca ouviu falar sobre a Federação, seus planetas, suas numerosas raças ou mesmo se há vida além dos limites do seu mundo.

Portanto, é muito importante estar preparado para um primeiro contato com diversas situações que podem ser planejadas ou acidentais.

MUNDOS SEM TECNOLOGIA INTERESTELAR:

 
A primeira diretriz proíbe a cada membro da Federação de fazer qualquer contacto direto com este tipo de civilização, apenas missões de observação científica controladas pela Frota Estelar estão autorizados a fazê-lo.


Claro que não há absolutismo nesta idéia uma vez que este contato pode acontecer acidentalmente, no caso de uma nave fazer um pouso acidental ou até mesmo a queda de um bote salva vidas.

Procedimentos Principais (após as normas de sobrevivência) são:


ESCONDA - qualquer vestígio de tecnologia da Federação, mesmo que você precise destruí-la para esse objetivo.
EVITE - contato com os nativos, mas se é tarde demais para isso:
NÃO FALE - nem dê alguma informação sobre sua origem, exceto o fato de que você veio de muito longe e não representa nenhum perigo.
MANTER - em mente que o resgate está a caminho para não desistir devido a esta situação desesperadora.
NUNCA - esqueça esse protocolo.


MUNDOS OU CIVILIZAÇÕES COM TECNOLOGIA INTERESTELAR:

Há 3 tipos dos primeiros contatos com cada classe de pessoas.

LEMBRE-SE:
Antes de cada um desses casos você deve informar o comando da Frota Estelar, que está prestes a entrar numa situação de primeiro contato, envie todas as informações até agora recolhidas. Isso ajudará a Frota Estelar a analisar as circunstâncias e enviar toda a ajuda em caso de eventuais problemas que o impeçam de entrar em contato novamente.

1 - Quando um mundo estiver começando a usar a tecnologia de velocidade mais rápida de luz:


O primeiro contato neste caso deve ser diplomático, começando com as mesmas pessoas que trabalham diretamente no projeto da nave, que, com certeza, tem muito boas ligações à liderança do governo local e após as apresentações primárias e que se deixem claras as intenções (com uma explicação muito cautelosa sobre a atual situação política interestelar) essa mesma liderança deve ser contatada para esclarecimentos e tentar construir acordos diplomáticos. Dependendo da cultura, o primeiro contato oficial pode acontecer em um dia, uma semana ou até depois de anos.

"Tem sido afirmado que se deve procurar primeiro os cientistas e líderes intelectuais, em particular, é um método preferido de primeiro contato, na suposição de que essas pessoas tenham mentes abertas suficientes para facilmente entender o conceito de vida alienígena." (TNG: "First Contact")

2 - Quando uma de nossas naves exploradoras encontra um novo planeta de uma civilização interestelar.

Diferentemente do primeiro caso, a identificação completa e o a criação de um protocolo de Comunicações é fundamental, especialmente o fato de que somos exploradores pacíficos e não desejamos mal algum. Os motivos da nossa presença lá devem ser clara e sinceramente explicados, mantenha-se muito bem informado sobre esta civilização, maneiras e hábitos para não cometer erros que podem se tornar grandes ofensas. Se mesmo assim os representantes de esta civilização lhe pedirem para deixar seu espaço, OBEDEÇA, isso será também uma demonstração de boa vontade, peça informações sobre a área de jurisdição total deste governo para evitar novas invasões da Federação, deixe uma bóia de aviso da federação nos limites do espaço destes domínios para passar a outras naves as informações que você acabou de adquirir, envie as mesmas informações ao Comando da Frota Estelar e deixe este assunto para diplomatas de rádio subespacial na Terra.

3 - A situação inversa: quando uma nave alienígena chega em nosso espaço:


Os mesmos protocolos de Comunicações e identificação do caso 2 são válidos aqui, mas um bom capitão vai sempre estar preparado para surpresas hostis. uma única nave pode ou não representar uma civilização inteira, poderia ser uma nave comercial, um explorador científico, bem como um pirata ou uma nave de guerra e conquista. Uma leitura tática completa é primordial antes ou durante as tentativas de estabelecer comunicações. Qualquer atividade hostil deve ser rapidamente informada ao capitão, assim a nave da Federação pode responder ou repelir um possível ataque a tempo. Não obstante as nossas intenções serem pacíficas, é importante mostrar a quem quiser nos conhecer que nós somos perfeitamente capazes de nos defender também.

 


PRIMEIROS CONTATOS PESSOAIS


Todos os que viajam entre as estrelas podem ser pegos neste tipo de situação, preparados ou não, se você se lembrar desses conselhos, este encontro pode ser, no mínimo, produtivo. É importante para determinar, como um primeiro passo, se você está realmente se dirigindo a um ser inteligente e sernciente. Há rumores sobre um Ferengi que estava na Terra, no fim do século 17 e voltou furioso para seu mundo  natal, pois os nativos nem sequer responderam às suas cordiais saudações. Bem... os orangotangos com quem ele falou também devem ter o mesmo pensamento engraçado sobre aquele macaco de orelhas grandes.

Estes são alguns conselhos para um primeiro contato pessoal, caso você encontre um ou mais alienígenas, uma vez que você se certificou que o estrangeiro é também de uma sociedade Interestelar.

0 - Acima de tudo, seja um oficial da Frota Estelar

Sempre que um alienígena se lembrar que teve um primeiro contato com alguém usando esse uniforme, é o seu dever garantir que essas lembranças sejam boas e nobres. É importante que você tenha isso em conta porque uma vez que faz parte da Frota Estelar, você não está representando apenas a si mesmo, mas toda a Federação.

1 - Nada de movimentos bruscos
Lembre-se que você também é desconhecido para o estrangeiro e ele deve estar tão curioso ou assustado quanto você está. Encha sua mente com o pensamentos calmos e otimistas, respire calma e profundamente,  concentre-se e:

2 - Tente se comunicar
A comunicação é o truque real em um primeiro contato pessoal, uma vez que está bem estabelecido o termo "primeiro" da expressão primeiro contato já praticamente desapareceu. Nossos tradutores universais foram concebidos para analisar os padrões neurais e construções idiomáticas em comparação com cerca de 2500 padrões conhecidos pela Federação, no entanto, se não funcionar, você terá de tentar a moda antiga, deixe claro que você está tentando se comunicar e o estrangeiro também fará seus melhores esforços para se comunicar com você, uma vez que você já ganhou a sua confiança. 

3 - identifique-se

E assegure-lhe não representar nenhum mal. É mais difícil para qualquer ser inteligente ter medo ou atacar alguém após este mudar sua condição de total desconhecido para a de uma outra forma de vida inteligente, uma pessoa como ele. Esta atitude já salvou muitas vidas.

4 - Identificar o estranho

Quando você se identifica você prepara o estrangeiro a se identificar, manter uma mente honesta e pensar tão simples quanto possível, deixe ele aprender o seu comportamento da mesma forma que você está aprendendo com o dele. A identificação é importante também para ver medida de sua importância entre sua própria sociedade, ninguém sabe, em cada caso, quem primeiro estará visitando a civilização de quem, assim você pode antecipar a reação da sociedade alienígena e estar preparado sobre como melhor agir.

A menos que a reação do alienígena a todos estes conselhos torne-se claramente violenta, forçando-o a se defender, o seu primeiro contato pessoal será sido um sucesso.

Lembre-se: "... audaciosamente indo ..."

.

 

 


 

 

Artigo Por:

Contra Almirante Marc Seven

uranide@gmail.com

 

Comandante da Divisão Graduação da FFESP

Comandante da Divisão Diplomática da FFESP

Embaixador da FFESP na SL StarFleet

Embaixador da FFESP na USS-VENTURE

Capitão da USS-Urânide

 

Revisão e Arte Final:
Alm. MDaniel Landman - USS Venture NCC 71854

ussventure@uol.com.br

 

 

Fontes:

Memory Alpha

http://memory-alpha.org/pt/wiki/

 

Daystrom Institute Thecnical Library

http://www.ditl.org/

 

Site Oficial de Star Trek

http://www.startrek.com

 

 

 

VOLTAR

 

HOMEPAGE CRIADA E MANTIDA PELO WEBDESIGN:  MDANIEL LANDMAN  grupoussventure@gmail.com

Star Trek®  e todas as séries derivadas, assim como os personagens, são marcas registradas da Paramount Pictures,

 uma divisão da Viacom, com todos os direitos reservados.
Esta Homepage, bem como todo a material e publicação aqui apresentados estão livremente disponíveis ao público, e tem por finalidade apenas divulgar a série e compartilhar todo o conhecimento com as gerações futuras, sem fins lucrativos.