COMUNICAÇÕESPAINEL PRINCIPAL

 

 

 

 

 

     

INTRODUÇÃO


 

De que cor é seu uniforme?? Esta cor significa muito mais do que imaginamos no Universo de jornada nas Estrelas, e está diretamente relacionada com a organização das tripulações dentro de uma nave ou base estalar. Este artigo foi elaborado pelo nosso colaborador o Contra-Almirante Marc Seven, que é um especialista em dados científicos do Universo Star Trek e atual Comandante da Divisão Graduação da FFESP - Federação da Frota Estelar de São Paulo.

 Almirante MDaniel Landman

 Data Estelar: 20140201 - USS Venture NCC 71854

 


 

Organização das Tripulações

na Frota Estelar

 

Quando uma organização é muito grande e as pessoas dependem umas das outras para que a organização seja ágil e efetiva, é importante que as capacidades e áreas de trabalho de cada um sejam mais facilmente identificáveis. Fica muito melhor saber encontrar mais facilmente aquele funcionário que trabalha na exata área na qual você precisa de ajuda naquele exato momento, o inverso também acontece quando as pessoas não precisam te perguntar o que você faz nessa organização, bastando olhar para você e saber um pouco sobre quem você é, e em que área você foi treinado para agir.

 

 

A idéia de Organização nunca foi tão bem exemplificada como numa embarcação, quer seja ela marítima, aérea, espacial ou interestelar.

 

No século 20, a leitura visual da tripulação foi enfatizada pela diferenciação das cores dos uniformes usados pelas diferentes equipes de trabalho nos navios, mais precisamente nos porta aviões.

 

 

Neles, essas equipes podiam ser facilmente identificadas enquanto trabalhavam no convés de pouso e assim não se perdia tempo quando se tinha que agir rápido no meio de tantas pessoas cada uma com sua tarefa especifica.

 

Aqui estão alguns exemplos das equipes da época, note que as cores das jaquetas, calças e até mesmo inscrições nos capacetes (não citadas) faziam parte da identificação:

 

     AMARELOS: Responsáveis e os únicos que podem ordenar a movimentação das aeronaves no convés de vôo (também no hangar);

 

      VERDES: Responsáveis pela operação das catapultas e o seu engate no avião, apoio aos cabos de retenção quando da recuperação das aeronaves, movimentação de cargas, (no hangar responsáveis pela manutenção das aeronaves);

 

      VERMELHOS: responsáveis pelo armamento das aeronaves, controle de acidentes, incêndios e ainda inativação de explosivos;

 

      AZUIS: Motoristas dos tratores de reboque das aeronaves, no convés de vôo, operadores dos elevadores, mensageiros pessoais, e/ou por telefone, atuam sob a direção do chefe máximo dos camisas amarelas.

 

       CASTANHOS:: Responsáveis pela preparação das aeronaves para o vôo e assistência aos pilotos.

 

·    PURPURA: Responsáveis pelo abastecimento de combustível às aeronaves, são conhecidos como os "uvas".

 

      Brancos: : Pessoal médico, inspetores de aeronaves, controlo de qualidade, observadores de segurança, responsáveis de apoio ao pouso (LSO)

 

         Xadrez: inspetor final de todas as operações

         Calça azul marinho: marinheiros do escalão mais baixo e suboficiais

         Calça caqui: oficiais milicianos e chefes de baixa responsabilidade

 

 

 

A partir do inicio da organização das primeiras tripulações da Frota Estelar, o exemplo dos porta aviões do século anterior influenciaram também nas cores dos uniformes, tanto de quem trabalhasse numa base estelar ou planetária, estações espaciais ou naves de qualquer tipo e tamanho. Já na primeira metade do século 24, chegou-se a uma padronização seguida até hoje evidenciando de forma mais simplificada que descrevemos aqui:

 

 

A maioria das tripulações são agrupadas internamente por Divisões e cada uma delas é responsável por um conjunto de projetos e atividades que contem certa afinidade.

 

COMANDO

 

Os Oficiais e tripulantes da Divisão de Comando são pessoas selecionadas por mostrar e provar habilidades extraordinárias e consistentes em gestão de pessoas, administração, comprometimento, táticas, liderança, delegação e diplomacia.

 

É a Divisão de comando que define os rumos da Frota Estelar em sua missão de ajudar e proteger a Federação. A cor dos uniformes a Divisão de Comando é VERMELHA.

 

ENGENHARIA

 

Amarelo ouro ou dourado é a cor de três divisões, isso se deve ao fato de todas elas terem se originado de uma mesma divisão: A Divisão de Engenharia. Praticamente todos os membros tanto da divisão de Engenharia, quanto de Operações e Segurança compartilham um grande numero de informações e tarefas, muito freqüentemente trabalhando em conjunto sem que isso interfira em suas tarefas especificas.

 

Engenheiros da Frota Estelar são os trabalhadores que projetam e constroem, quer seja um quarto, decks inteiros, uma nave ou base estelar inteira.

 

Engenheiros são as pessoas que procuramos quando precisamos de alguém que faça reparos ou modificações quando necessário, bem como possíveis novos projetos sempre que a situação exige. Eles geralmente são indivíduos com muita experiência nas tecnologias mais usadas nos sistemas de naves ou estações estelares. Quem mais vai manter a nossa nave, nosso computador, a nossa iluminação e assim por diante? Engenheiros são freqüentemente encontrados trabalhando com os membros da Ciência e da Divisão Médica.

 

CIÊNCIAS

 

A Divisão de Ciências usa a cor azul em seus uniformes, da mesma forma que a Divisão Médica que foi juntamente criada com esta, dada a grande aparência de suas atividades. Ambas tem áreas em que precisam trabalhar compartilhando recursos e conhecimento para resolver problemas e desenvolver novas tecnologias especialmente quando se trata de conhecer novas vidas, novas civilizações, bem como auxiliar o ramo médico em encontrar curas para doenças.

 

Trabalham nessa divisão aquelas pessoas que desejam o conhecimento em muitas áreas e são responsáveis pela exploração, pesquisa científica, estudos, levantamento de fatos e geralmente querem saber como funciona o universo físico! Freqüentemente são vistos estudando sistemas estelares, ou mergulhando no mundo da física quântica. Eles também são responsáveis por estudar outras culturas, artefatos, fenômenos atmosféricos e qualquer tecnologia que possam encontrar.

 

Os membros da Divisão de Ciências muitas vezes trabalham em conjunto com os da Divisão de Engenharia na criação de novos equipamentos ou projetos. Estes membros são naturalmente curiosos e, quando solicitado, aconselhar sobre fenômenos encontrados.

 

 

OPERAÇÕES

 

Costuma se dizer que os tripulantes da Divisão de Operações são as pessoas que usam o que os engenheiros constroem. Usando os uniformes amarelo dourados como os da Divisão de Engenharia, a Divisão de Operações é a responsável pelo uso, treinamento e armazenamento correto de tudo o que se usa numa instalação, estação ou nave estelar da Frota. São os que cuidam da distribuição de energia, da pilotagem, da analise de sistemas, das comunicações, das configurações de sintetizadores de alimentos e mesmo sintetizadores industriais são habilmente “operados” pelos membros dessa divisão que são por assim dizer obrigados a saber um pouco de tudo. Como se não bastasse a Divisão de Operações também é responsável por organizar eventos sociais como cerimônias, festas, recepções diplomáticas assim como também mantém um plano de evacuação sempre atualizado, total controle dos suprimentos, etc.

 

Uma das qualidades exigidas aos membros dessa divisão é que sejam criativos para encontrar soluções simples para problemas de uso dos recursos disponíveis onde quer que estejam trabalhando, seja em terra ou no Espaço e assim utilizando o máximo da capacidade de seus equipamentos aumentando a eficiência de seu local de trabalho aos melhores padrões da Frota Estelar.

 

MEDICA

 

A Divisão Médica é responsável pela saúde (mental e física) de todos os oficiais da Frota Estelar e tripulantes. Novos projetos de naves e equipamentos, muitas vezes recebem o visto Médico da Frota Estelar antes de serem colocados em serviço. A Medicina da Frota Estelar também trabalha em estreita colaboração com a Divisão de Ciências para estudar e desenvolver curas para todas as doenças, O que historicamente justifique que a cor dos seus uniformes seja o azul.

 

Também é um fato que o os conhecimentos médicos da Frota Estelar tem que abranger todas as raças membros da Federação dos Planetas Unidos e mesmo assim ser hábil o suficiente para salvar vidas mesmo que estas sejam de raças ainda totalmente desconhecidas, o que torna seu trabalho muito mais versátil do que aparenta.

 

A equipe médica é tão importante quanto qualquer membro de outra divisão e, de fato, muitas vezes desempenham um papel vital durante missões distantes em superfícies de planetas ou embarcados em naves, cuidando de suas tripulações.

 

SEGURANÇA

 

Usando uniformes amarelo dourados como os membros da Divisão de Operações, os oficiais e tripulantes da Divisão de Segurança também fazem muito uso dos equipamentos construídos pela divisão de engenharia, no entanto, estes por sua vez são equipamentos bem diferentes.

 

A divisão de Segurança é responsável pela Segurança nas naves, bases estelares e postos avançados bem como em todas as instalações onde a Frota Estelar dá suporte. As pessoas que trabalham nessa divisão são responsáveis por muito mais do que apenas manter seus lugares de trabalho seguros todos os dias. O arsenal, prisão, acompanhando VIP e defender a nave contra intrusos são apenas algumas das muitas e variadas tarefas. Chefe de Segurança também funciona como Oficial Tático na ponte.

 

Uma das principais funções da Segurança da Frota Estelar é defender a tripulação e a nave. Eles são treinados principalmente em situações defensivas e de combate imediato. Além de defesa, eles também servem como uma força policial, respondendo a reclamações e, como tal, têm a autoridade para prender quando julgar necessário.

 

Em Bases Estelares a equipe de Segurança passa a maior parte de seu tempo fazendo patrulhas das várias plataformas, resolvendo crimes e inspecionando naves que entram e saem de sua jurisdição e sua carga e, ao mesmo tempo, apoiar o departamento de Segurança interno das naves atracadas ou agências locais de aplicação da lei de segurança.

 

 

 

Você já deve ter percebido que a cor do seu uniforme depende mais de quem você é, de quais são suas habilidades, seu preparo, treinamento em atividades nas quais você se adapta melhor, onde você mais se realiza como profissional. Assim fica mais fácil saber qual é a cor do uniforme que você vai usar.

 

Existe também a possibilidade de se mudar de Divisão, bastando que você faça um exame de conhecimentos na área, depois de ter sido treinado corretamente, pois, desde que não interfira em suas tarefas diárias, não há limite na Federação de Planetas Unidos para quem quer ajudar a melhorar a vida de todos aprimorando a si mesmo.

 

 

A cor do seu uniforme mostra para todos a sua volta qual é a sua área de trabalho e para que você foi treinado, mas só você mesmo pode descobrir como expandir seus limites e você tem a sua carreira inteira para descobrir todo o seu potencial!

 

Boa Sorte!

 

Observação: Para ter acesso aos diversos uniformes da Frota Estelar ao longo dos séculos de exploração espacial, basta clicar no botão ou na figura abaixo para acessar o artigo exclusivo da USS Venture sobre a evolução dos uniformes:

 

UNIFORMES DA FROTA ESTELAR

 

 

 

Compartilhe:

 

 

Artigo Por:

Contra Almirante Marc Seven

uranide@gmail.com

 

Comandante da Divisão Graduação da FFESP

Comandante da Divisão Diplomática da FFESP

Embaixador da FFESP na SL StarFleet

Embaixador da FFESP na USS-VENTURE

Capitão da USS-Urânide

 

Revisão e Arte Final:
Alm. MDaniel Landman - USS Venture NCC 71854

 

 

Fontes:

Memory Alpha

http://memory-alpha.org/pt/wiki/

 

Daystrom Institute Thecnical Library

http://www.ditl.org/

 

Site Oficial de Star Trek

http://www.startrek.com

 

 

 

VOLTAR

 

HOMEPAGE CRIADA E MANTIDA PELO WEBDESIGN:  MDANIEL LANDMAN  grupoussventure@gmail.com

Star Trek®  e todas as séries derivadas, assim como os personagens, são marcas registradas da Paramount Pictures,

 uma divisão da Viacom, com todos os direitos reservados.
Esta Homepage, bem como todo a material e publicação aqui apresentados estão livremente disponíveis ao público, e tem por finalidade apenas divulgar a série e compartilhar todo o conhecimento com as gerações futuras, sem fins lucrativos.