COMUNICAÇÕESPAINEL PRINCIPAL

 

 

 

 

 

     

 

USS KELVIN NCC-0514

 

O Site da USS Venture transcreve o artigo publicado em nossa Revista TRIBUNA QUARK de Outubro de 2018, sobre a emblemática nave estelar USS Kelvin NCC-0514, do século 23, nave onde o então Tenente Comandante George Kirk era o primeiro oficial.  Aproveitem este artigo!

 Almirante MDaniel Landman

 USS Venture NCC 71854


 

INTRODUÇÃO:

 

A USS Kelvin (NCC-0514) era uma nave estelar da Federação Unida dos Planetas, classe Kelvin, operada pela Frota Estelar durante a primeira metade do século 23. Em 2233, a USS Kelvin estava sob o comando do capitão Richard Robau, enquanto seu primeiro oficial era o tenente-comandante George Kirk, pai do famoso capitão James Tiberius Kirk.

 

Na data estelar 2233.04, a USS Kelvin estava em uma missão a 75.000 quilômetros da fronteira entre a Federação e o Império Klingon. A esposa de George Kirk, Winona Kirk, também estava a bordo na época, grávida de seu filho, James T. Kirk.

 

 

DENTRO DA LINHA DE TEMPO NORMAL:

 

Esta nave realmente existiu dentro da linha de tempo normal do Universo Star Trek. Consistia de uma nave diferente com apenas uma nacele para geração do campo de dobra, o que a fazia extremamente agiu em velocidade de impulso dentro dos sistemas estelares, mas limitada na velocidade de dobra.

 

Segundo informações, tinha uma tripulação total de 800 pessoas servindo a bordo quando, em sua patrulha da fronteira, localizou através de seus sensores uma tempestade elétrica.

Na verdade esta tempestade elétrica espacial era um vortex de um buraco negro temporal, criado no futuro ano de 2387, do século 24, de onde emergiu uma nave romulana não-identificada, iniciando uma série de acontecimentos que não faziam mais parte da cronologia normal, ou conhecida, onde a USS Kelvin retornaria ao Planeta Terra para o nascimento do filho do primeiro oficial.

 

A partir deste ponto focal inicia-se uma inflexão temporal gerando uma Linha de Tempo Alternativa ou “Realidade Alternativa” do que chamamos de Cronologia Normal do Universo Star Trek. Esta realidade alternativa foi denominada de "Linha Temporal Kelvin" ou "Kelvin Timeline", e serviu de base para os acontecimentos mostrados nos filmes do diretor J.J. Abrams de 2009, 2013 e 2016. Estes acontecimentos podem ser visualizados em ordem cronológica pelo link abaixo:

 

 clique CRONOLOGIA KELVIN TIMELINE

 

 

DADOS TÉCNICOS DA NAVE:

 

Esta classe de nave tinha espaço suficiente para abrigar uma tripulação de 800 membros da Frota Estelar em aproximadamente 13 decks principais.  Com já citado, esta classe se diferenciava pela sua grande nacele de dobra única, ventral, que abrigava também o motor de dobra da nave, uma seção de disco superior com uma cúpula central e um casco secundário superior, com o defletor de navegação na frente e o hangar de naves auxiliares na popa.

 

 

Um espinha dorsal interligava a nacele inferior, a seção disco em um  nível  intermediário  e  o casco secundário na parte superior.

 

A Classe Kelvin era equipada com sistemas de comunicações subespaciais, bem como inúmeros sensores, incluindo sensores gravitacionais. Esta nave estava capacitada a rastrear, remotamente, a saúde de membros da tripulação em uma missão fora da nave. Da sua ponte de comando, a nave poderia ser colocada em alerta vermelho e a função de piloto automático poderia ser ativada por computador. Três antenas eram usadas em conjunto com o piloto automático, etiquetadas como a, b e c. Mesmo se o sistema de piloto automático fosse destruído, o sistema de orientação manual ainda poderia ser empregado.

 

 

Esta nave foi armada com bancos phasers montados em torres e lançadores de torpedos de fótons. As superfícies dorsal e ventral da seção disco era equipadas com dois pares de bancos duplos de phasers e três pares de múltiplos lançadores de torpedos. As torres foram instaladas sob escotilhas móveis que recolhem as armas quando não estão em uso.

 

 

A ponte de Comando era localizada na cúpula central no topo da seção do disco. Esta ponte de comando da classe Kelvin tinha uma variedade de esquemas de iluminação, dependendo do status de alerta da nave. Ao centro se apresentava uma tela de visão tridimensional que também servia de janela e podia ser polarizada, controlando qualquer luz ofuscante de fora da nave. A ponte também tinha vários corrimãos aéreos e apresentava uma única cadeira de comando em seu centro, posicionada em uma área que foi levemente elevada da maior parte do restante do deck.

 

A cadeira de comando estava perto de um agrupamento central de estações, com uma estação dupla conjunta - contendo mais funções de leme - diretamente à frente e duas estações de cada lado, ligeiramente à frente da cadeira de comando. O primeiro oficial da nave ocupava a estação à esquerda da cadeira de comando.

 

O braço direito da cadeira era equipado com um painel de controle, cujos instrumentos incluíam uma coluna de direção manual para navegação e um inter-comunicador que podia ser usado para contatar toda a nave.

 

 

Estações adicionais foram posicionadas na parte externa da ponte, três das quais estavam localizadas em uma fileira abaixo e de frente para a tela principal, com a estação  dupla  para trás. Outro agrupamento de três estações estava localizado na parte posterior da sala, que estavam no mesmo nível elevado que a cadeira de comando.

 

Com relação a Engenharia, pouca informação foi visualizada, mas se pode conferir que as naves da classe Kelvin possuíam uma enorme área de engenharia de aparência industrial que incluía inúmeras passarelas, várias das quais eram elevadas e pelo menos um lance de escadas.

 

 

O hangar era uma área de pouca iluminação, localizada a popa do casco superior, com duas portas duplas grandes principais. Luzes verdes indicavam a direção das portas, para guiar as naves para fora do hangar. Em ambos os lados da pista do hangar, duas plataformas elevadas armazenavam as naves auxiliares. Também existia um espaço para as naves ficarem estacionadas no deck de desembarque.

 

 

 

Para mais artigos dessa edição da Revista Eletrônica Tribuna Quark, basta fazer o download em PDF, totalmente gratuito direto pelo nosso site clicando na capa abaixo:

 

Tribuna

N° 37 - OUTUBRO  2018

 

 

Compartilhe:

 

Artigo Por:
MDaniel Landman - USS Venture NCC 71854

Fontes:

MEMORY Alpha. Conteúdo enciclopédico sobre Star Trek. Disponível em:

http://memory-alpha.org

 

USS Venture. CRONOLOGIA KELVIN. Disponível em:

 http://www.ussventure.eng.br

Obs.: Todas as imagens do artigo estão disponíveis publicamente na Internet
 

 

 

 

VOLTAR

 

HOMEPAGE CRIADA E MANTIDA PELO WEBDESIGN:  MDANIEL LANDMAN  grupoussventure@gmail.com

Star Trek®  e todas as séries derivadas, assim como os personagens, são marcas registradas da Paramount Pictures,

 uma divisão da Viacom, com todos os direitos reservados.
Esta Homepage, bem como todo a material e publicação aqui apresentados estão livremente disponíveis ao público, e tem por finalidade apenas divulgar a série e compartilhar todo o conhecimento com as gerações futuras, sem fins lucrativos.