COMUNICAÇÕESPAINEL PRINCIPAL

 

 

 

 

 

 

 

 

AS REFERÊNCIAS EM STAR TREK: PICARD - EASTER EGGS

 

 

Estamos todos ainda um pouco impactados pela exibição do primeiro episódio "Remembrance" (Recordações) da Série Star Trek Picard, e não há dúvidas de que esta nova série de TV está abrindo um caminho inexplorado para esta franquia de ficção científica indo para frente em sua Linha de Tempo. Pela primeira, vez desde 2002, Jornada nas Estrelas (Star Trek) finalmente está avançando em seu próprio futuro e escrevendo um novo cânone para este Universo Star Trek.

 

Star Trek Picard está situado no ano de 2399 na Linha de Tempo Principal deste Universo, um final de um século 24 agitado e conturbado por tudo que aconteceu: o aparecimento do Borgs, a Guerra contra o Dominion,  e ainda culminando com a surpreendente destruição de diversos sistemas estelares do Império Romunlano, incluindo sua Capital política, os Planetas Romulus e Remus. Ou seja, aquele Universo utópico e "certinho" do seriado Star Trek: A Nova Geração, vai aos poucos, com as demais séries e filmes para o cinema, principalmente  "Star Trek: Deep Space 9" e "Insurreição", sendo aos poucos substituído por algo um pouco mais real do que poderia se tornar a Federação Unida dos Planetas com todo seu poder. Entretanto isso não significa que as memórias do famoso capitão da Frota Estelar Jean-Luc Picard mudaram. As recordações são para mostrar a todos que o agora angustiado e aposentado Almirante Picard se lembra muito bem de onde veio e de seus amigos.

 

 

Embora Star Trek: Picard seja uma série que os fãs mais novos e não-Trekkers possam assistir e ainda desfrutar, o primeiro episódio da 1ª temporada - "Remembrance" (Recordações) - está repleto de referências Star Trek, ou os chamados "ovos de Páscoa" (easter eggs), vindos de todo o cânone de Star Trek e, é claro, especificamente, Star Trek: A Nova Geração . Todas as referências servem para introduzir os fãs mais novos e não-Trekkers dos acontecimentos pregressos da vida daquele velho oficial. Os roteiristas  conseguiram fazer que ninguém precisasse ter visto nenhum episódio de TNG, pois eles conseguiram, com tranqüilidade, posicionar o telespectador na história... e isso é importante para os novos fãs de Star Trek.

 

Mas para a grande maioria dos fãs de Star Trek, estas referências foram emocionantes e mexeram com aquele sentimento guardado no fundo do coração, e por isso o site do Grupo USS Venture vem trazer, e comentar, todas as referências e ovos de Páscoa embutidos neste primeiro episódio de Star Trek: Picard, "Remembrance", incluindo alguns que foram revelados durante o programa pós-show oficial de Picard, "The Ready Room" -  apresentado por Wil Wheaton, o famoso Wesley de TNG. Seja para os fãs mais novos entenderem estas referência, ou seja para os grandes fãs de Star Trek se deliciarem novamente com cada cena.

 

 =/\= Aviso Importante: Muitos e muitos Spoilers à frente =/\=

 

 

 1 - Blues Skies

 

A primeira cena do episódio é no espaço e com a voz marcante de Bing Crosby, cantando a música "Blue Skies", de Irving Berlin. Essa foi a música que o Tenente Comandante Data cantou ao vivo no casamento do Comandante Riker e a conselheira Troi no filme "Nemesis" de 2002, sendo a última vez que vimos o elenco de  Star Trek: A Nova Geração reunidos. No final do filme, depois que Data é destruído, Picard pega o "irmão" andróide de Data, chamado de B-4, cantando distraidamente a música para si mesmo. O momento implica que a essência do andróide Data possa ter sobrevivido, o que vemos mais a frente ser o tema central do episódio "Remembrance".

 

 

Detalhe interessante... o uso da versão Bing Crosby trata-se também de uma homenagem a outra personagem de  Star Trek: A Nova Geração: Crosby era o avô da atriz Denise Crosby, que interpretou de maneira memorável a chefe de segurança da nave USS Enterprise-D, Tasha Yar, na primeira temporada, e depois retornou a série como a filha meia-romulana de Tasha Yar: a comandante romulana Sela.

 

 

2 - USS Enterprise NCC-1701-D

 

Embora a seção de disco desta nave tenha caído no planeta Veridian III no filme de 1994 "Gerações" (Generations), a nave estelar classe Galaxy USS Enterprise NCC 1701-D da época de TNG está de volta a tela. Esta nave apareceu em todos os 178 episódios de  Star Trek: A Nova Geração e no filme mencionado acima, e em mais dois episódios, um em Deep Space Nine e outro em Star Trek: Enterprise. Este série Star Trek: Picard marca a 182ª aparição da nave na franquia. No programa pós-show "The Ready Room", Wil Wheaton, o ex-ator do personagem Wesley Crusher, disse sobre essa cena: "Eu posso ver minha casa daqui", referindo-se, é claro, que o jovem Wesley que já esteve a bordo da USS Enterprise. A aparição desta nave é marcante para qualquer fã e muitos já ficaram feliz só com esses poucos segundos de tela.

 

 

 

3 - Bar Panorâmico e Data Vestindo Uniforme Diferente

 

Data e Picard jogam pôquer em uma versão um pouco reduzida do Bar Panorâmico da USS Enterprise- D, chamado "Ten Forward". O famoso bar panorâmico Ten Forward recebeu esse nome porque ficava no deck 10 e "na frente" da nave.

 

 

Como uma dica singela de que essa cena seria provavelmente um sonho, o Tenente Comandante Data está vestindo com um uniforme da Frota Estelar que ele nunca teria usado nesta nave USS  Enterprise-D. Vimos pela primeira vez esse modelo de uniforme (com os ombros cinzas suaves) sendo usado no filme "Primeiro Contato" que está situado por volta de 2373 na Linha Temporal. A USS Enterprise-D foi destruída em 2371, e toda tripulação naquele momento estava usando os uniformes da época do seriado Star Trek: A Nova Geração. Provavelmente, trata-se de um anacronismo intencional para que os espectadores saibam que nem tudo é o que parece ser. A diretora Hanelle Culpepper revelou na entrevista ao programa "The Ready Room" que ela originalmente também queria Jean-Luc Picard em seu uniforme nesta cena, e que a sensação geral foi pensada para mostrar que as coisas estavam "erradas".

 

 

4 - Pôquer

 

Embora todos os tripulantes da ponte a Série Star Trek: A Nova Geração tenham jogado pôquer ao longo da série, Jean-Luc Picard nunca se juntou a eles até o episódio final da série: TNG “Todas as Coisas Boas" (All Good Things). E o fato de Data revelar que ele tem cinco rainhas na mão poderia sutilmente se referenciar o episódio TNG “Causa e efeito” (Cause and Efect). Nesse episódio, Data foi secretamente reprogramado para distribuir duplicatas de determinados cartas, a fim de enviar a todos uma mensagem oculta que eles foram pegos em um ciclo de tempo em "loop temporal".  Também as 5 damas, que são na verdade "rainhas" no baralho, possa ser uma referência também às Rainhas Borgs, pois vemos nas Séries e filmes 4 rainhas Borgs e a 5 rainha poderia ser uma próxima rainha que irá aparecer neste Série:


 - 1a. Rainha Destruída no episódio TNG: "The Best Of Both Worlds" (O Melhor dos Dois Mundos);

- 2a. Rainha Destruída no filme "First Contact" (Primeiro Contato) em 2063;

- 3a. Rainha Destruída no Espaço Fluídico em Voyager em 2375;
- 4a. Rainha Destruída no QG Borg no Episódio VOY: "End Game" (Jogo Final) em 2377 em Voyager.

 

Data também usava uma viseira verde quando jogava pôquer nos episódios, que infelizmente não está usando nesta cena.

 

 

 

5 - Desastre de Marte

 

Quando Picard revive o ataque a Marte, isso faz referência a vários eventos que são explicados mais adiante no episódio, mas que foram descritos pela primeira vez no episódio do Short Treks "Children of Mars" (Crianças de Marte). Neste ataque os  Sintéticos criados pela Federação destroem uma Frota de Naves que estavam sendo construída para um resgate da população Romulana.

 

 

 

6 - Número um

 

O nome do cachorro de Picard é "Number One" ou "Imediato" na tradução para português, uma clara referência ao primeiro oficial de Jean-Luc Pucard, o Comandante Will Riker. No entanto, muitos capitães da Frota Estelar chamaram seus Oficiais Executivos, ou Primeiros Oficiais, de "Number One", incluindo a famosa primeira oficial da USS Enterprise do Capitão Pike. Detalhe: graças a Star Trek: Discovery e ao Short Trek:  "Q&A" de Michael Chabon, agora sabemos que o nome dela era "Una". 

 

 

 

7 - Chateau Picard

 

Caso você tenha perdido os trailers, Jean-Luc Picard está aposentado morando na vinha de sua família em La Barre, França. Este vinhedo apareceu pela primeira vez no episódio TNG: "Family" (Família), quando Picard visitou seu irmão afastado após os eventos marcantes de TNG: "The Best Of Both Worlds" (O Melhor dos Dois Mundos). Mais tarde, em um futuro alternativo, vislumbrado no final da série TNG: "All Good Things ..." (Todas as Coisas Boas) Jean-Luc Picard também passou sua aposentadoria no Chateau Picard em um futuro alternativo.

 

 

 

8 - Ferengis em Boston

 

Antes de apresentar a misteriosa Dahj (Isa Briones), que mora em um apartamento na Grande Boston, temos uma cena deslumbrante do horizonte futurista da cidade a noite, e é possível notar o logotipo da Aliança Ferengi projetado em um dos edifícios. Os Ferengis apareceram primeiramente em Star Trek: A Nova Geração e depois nas  várias séries de TV de Star Trek que se seguiram. Acredita-se que o prédio possa ser o centro comercial ou uma representação diplomática daquele Governo no Planeta Terra. 

 

 

Também é possível ver o logotipo e o nome do time de basebol London Kings, que foi citado algumas vezes na Série Deep Space Nine.

 

 

9 - Namorado Xaheano de Dahj

 

Quando aparece a garota Dahj em seu apartamento em Boston, ela menciona os instintos "Xahean" do seu namorado. Os Xaheanos foram apresentados na primeira temporada dos Short Treks no episódio SHT: "Runaway" (Fugindo), onde a alferes Tilly faz amizade com a Rainha Po, do planeta Xahea. Durante a Segunda Temporada de Star TreK: Discovery, o planeta Xahea e rainha Po foram fundamentais para ajudar Pike, Spock, Burnham e a tripulação da Discovery para derrotar a IA- Inteligência Artificial "Super-poderosa" conhecida como “Controle”.

 

 

 

10 - Daystrom Institute

 

Dahj menciona que ela foi aceita no "Daystrom Institute", que Picard visita mais tarde neste mesmo episódio em busca de informações sobre os Sintéticos. O Instituto Daystrom é mencionado em Star Trek desde a Série Original - TOS, embora nunca tenha sido realmente visto. É uma espécie de M.I.T., ou um Centro de Pesquisa Avançado do futuro, e recebe o nome de um personagem chamado Dr. Richard Daystrom, do episódio de TOS “The Ultimate Computer” (O Computador Supremo). Nesse episódio, Daystrom inventa uma super IA para ser testada na USS Enterprise do Capitão Kirk que fica fora de controle e tenta matar todo mundo. As referências ao Instituto Daystrom existem em todas as séries, exceto em Star Trek: Enterprise, que ocorre antes do nascimento do Instituto Daystrom. Única novidade é a localização do Instituto em Okinawa no Japão.

 

 

 

11 - Gertrude

 

Antes do ataque a Dahj e seu encontro com Jean-Luc Picard, os espectadores atentos devem ter notado que ela tem uma planta "animada" morando em seu apartamento, o que certamente é uma referência o episódio da série Clássica TOS: "The Man Trap" (O Sal da Terra), onde Sulu (George Takei) cuida de uma planta carnívora chamada "Beauregard", que ele renomeia como "Gertrude".
 


Nenhuma palavra sobre o movimento repentino que acontece pouco antes do ataque, mas seus movimentos lembram os mesmo movimentos daquele episódio da Série Original, certamente não foi acidentalmente.
 

 

 

12 - Eu sou de Seattle!

 

Curiosamente, Dahj é o segundo "agente adormecido" em Star Trek nestes últimos três anos que acredita que são da cidade de Seattle. Na primeira temporada de Star Trek: Discovery, Ash Tyler (Shazad Latif) também pensou que ele era de Seattle. O capitão Lorca o questionou sobre esse detalhe e, finalmente, descobrimos que Ash não era de Seattle.  Muita coincidência considerando que alguns produtores trabalham nas mesmas Séries Star Trek.

 

 

 

13 - Cubo Borg e Olho nas Cenas de Abertura

 

Provavelmente é muito cedo para especular sobre a imagens na abertura de Star Trek: Picard - entretanto, existe sem dúvida, algumas referências secretas aqui, mas não estão totalmente claras ainda neste momento.

 

 

Duas referências diretas já estão identificadas: Existe um cubo Borg, as famosas naves gigantes operadas pela raça cibernética Borg, famosa por assimilar Picard no episódio "The Best Of Both Worlds" (O Melhor dos Dois Mundos). Também parecemos ver um olho, que ecoa diretamente com a primeira cena do filme "Star Trek: Primeiro Contato" (First Contact), que começou dentro dos olhos de Jean-Luc Picard e depois se afastou para revelar que estava em uma nave Borg.

 

 

14 - A música-tema faz referência a "The Inner Light" e ao filme "Star Trek: The Motion Picture"

 

O primeiro instrumento que ouvimos no principal tema musical de Star Trek: Picard é uma flauta. No programa "The Ready Room", o compositor atual de Star Trek Jeff Russo, diz que queria usar uma flauta para referenciar o passado de Picard, especificamente a flauta Ressikana do episódio de TNG escrito por Morgan Gendel , TNG "The Inner Light" (Luz Interior), no qual Picard aprende a tocar uma flauta alienígena. No entanto, como uma flauta Ressikan "não existe no mundo real", Russo diz que decidiu usar uma flauta Piccolo.

 

Russo também menciona que, como seu tema para Star Trek: Discovery, também era importante trazer o tema principal de volta ou algo familiar. É por isso que ouvimos algumas notas do famoso tema principal de Star Trek: A Nova Geração no final, mais lento e mais suave. Embora este tema tenha se tornado famoso após 1987 em TNG, ele foi originalmente composto pelo famoso compositor de Star Trek - o falecido Jerry Goldsmith - para Star Trek: The Motion Picture.

 

 

15 - "Não finja que você não fala francês"

 

Picard fala francês com seu cachorro "Number One", o que é bem engraçado, considerando que Picard não falava muito francês em TNG. O fingir falar francês pode ser para ele mesmo. Porém, no episódio da segunda temporada da série TNG: "Elementary, My Dear Data" , Picard diz "Merde", que é "merda" em francês.

 

 

16 - Laris e Zhaban

 

As empregados romulanos de Jean-Luc Picard, cujo nomes são Laris e Zhaban, são personagens que vem de uma minissérie de revistas HQs Star Trek: Picard: Countdown. Na edição 2, descobrimos que Laris e Zhaban eram membros do serviço secreto romulano - o Tal Shiar - mas desertaram porque se apaixonaram um pelo outro e realmente foram ajudados pelo Almirante Picard. Quando Laris diz a Picard, ela se lembra do que ele fez durante o episódio "Remembrance", ela está referenciando não somente ao fato de defendê-la especificamente, mas também por salvar um monte de outros alienígenas também.

 

 

 

17 - FNN - As Notícias no futuro

 

Embora possa parecer chocante ver uma jornalista com "métodos contemporâneos" entrevistando Picard, existem vários precedentes para isso. A rede Federation News Network (FNN) já é vista no episódio final da Voyager, em um ano de 2404 alternativo, Janeway assiste a uma transmissão de notícias semelhante à que foi vista neste episódio. No filme "Star Trek: Generations", jornalistas entrevistam o capitão Kirk durante o lançamento da nave USS Enterprise-B. E não vamos esquecer que em Deep Space Nine, a vocação Jake Sisko era para ser um jornalista.

 

 

 

18 - Chá, Earl Grey - descafeinado!

 

Picard claramente deixou de beber um monte de cafeína como nos velhos tempos. As preferências do chá de Jean-Luc são lendárias, mas na verdade apenas algumas vezes que ele realmente encomendou Earl Grey em TNG. Na verdade, ele só fala esta ordem ao computador exatas 11 vezes em 178 episódios e quatro filmes. A coisa do "descafeinado" pode ser uma referência sutil ao episódio TNG: "Lessons" (Lições) da 6ª temporada, no qual Nella Daren, uma então namorada de Picard, diz a ele ele não deveria beber um estimulante à noite.

 

 

 

19 - A Montagem das Imagens da Entrevista

 

Durante a entrevista, vemos uma seqüência de imagens e fotos antigas de publicidade da Série Star Trek A Nova Geração e dos vários filmes.

 

Isso inclui: Uma foto de publicidade da quarta temporada de Picard, Uma foto de Worf e Picard do episódio da terceira temporada TNG: "Pecados Paternos", e uma foto promocional de Picard em um uniforme de gala da época do filme "Star TreK: Insurreição".

 

 

 

 

20 - Frota de resgate, Ataque dos Sintéticos e a Supernova Romulana

 

A supernova romulana faz referência aos eventos da reinicialização do filme Star Trek 2009, em que Spock diz a Kirk que uma supernova no futuro se tornou uma enorme ameaça ao povo romulano. Este evento criou um passado alternativo, onde residem os filmes da denominada Linha de Tempo Kelvin. Em Star Trek: Picard, aprendemos por que a Federação Unida dos Planetas realmente não ajudou Spock por opção, pois Picard havia planejado uma frota de resgate, que foi sabotada pelos Sintéticos Rebeldes. Novamente, a série de quadrinhos Star Trek: Picard: Countdown, detalha os esforços de Picard para salvar o povo romulano.

 

 

Em "Remembrance", é mostrado que formas de vida sintéticas construídas pela própria Federação no Instituto Daystrom destruíram os Estaleiros da Utopia Planitia em Marte. Isso significa que Picard está vivendo em um mundo onde os andróides são ilegais e ele deixou a Frota Estelar em protesto por terem abortado os planos de resgate do povo romulano. Picard diz revoltado que "Não era mais a Frota Estelar!" não é a primeira vez que ele enlouquece com a política da Federação. No filme "Insurreição", Picard foi contra as ordens quando descobriu que um grupo de alienígenas nativos do planeta Ba'ku estava sendo realocado à força. No episódio TNG: Pegasus, Picard também expõe a Frota Estelar para o Romulanos quando tentaram criar um revolucionário sistema de camuflagem, contrariam os tratados existentes.

 

Também em Deep Space Nine, na quarta temporada, o Capitão Sisko consegue impedir um golpe de estado de um almirante da Frota Estelar no início da Guerra contra o Domínion, episódios DS9: "Homefront" e DS9: "Paradise Lost",  mostrando uma clara tendência de forças políticas ocultas na Frota Estelar e na Federação.

 

 

 21 - "Nenhum legado é tão rico quanto a honestidade"

 

Obviamente no retorno de Jean-Luc Picard  teria alguma referência a Shakespeare.  Picard cita a frase famosa e pergunta a seu cachorro "Quem disse isso, Number One?"

A resposta é: Mariana na peça de 1623 "Tudo está bem quando acaba bem" - ato três, cena três, para ser mais preciso...  Refere-se basicamente a uma analogia com nova vida de Picard em "The Inner Light" e sua atual situação.

 

 

 

22 - "Você já foi um estranho para si mesmo?"

 

Mais uma frase com significado forte, e é dita por Dahj em uma pergunta a Picard se ele já foi um estranho para si mesmo. Ele responde: "Muitas, muitas vezes".

 

De imediato podemos pensar em pelo menos três momentos na vida de Picard: Em TNG: "O Melhor dos Dois Mundos", a identidade de Picard foi tirada dele e foi substituída por "Locutus dos Borg". Em TNG: "The Inner Light", por causa de uma ligação telepática com uma sonda antiga, Picard acreditava que ele era cidadão chamado Kamin no planeta Katan destruído  há muito tempo. Finalmente, em TNG: "Cadeia de comando", depois de ser torturado pelos cardassianos, Picard perdeu quase todo o seu senso de auto-estima.

 

 

 

23 - Pintura de Data e o segundo sonho de Picard

 

No segundo sonho de Jean-Luc Picard, ele e Data usam uniformes da época de TNG da 6ª temporada, e ele encontra Data criando uma pintura, o que acaba sendo um ponto importante na trama na segunda metade do episódio.

 

Na época, porém, parece uma referência bastante inofensiva ao amor das artes de Data em TNG, apesar de ser um andróide e, portanto, sem a inspiração humana necessária para criar uma obra de arte verdadeiramente única.  No entanto, Data cria uma série de pinturas memoráveis ao longo da Série e, nesta época descobre que consegue sonhar, depois de ativar acidentalmente um sub-rotina que estava adormecida em sua programação.

 

 

 

24 - São Francisco

 

Desde 1979, no filme Star Trek: The Motion Picture, fica definido que a Academia da Frota Estelar e o Quartel General da Frota Estelar estão localizados na área da baía São Francisco. Deste ponto em diante, diversas Séries e filmes Star Trek mostram sempre um pedacinho de São Francisco, e esta Série também nos traz uma visão panorâmica da Área da Baia e da famosa ponte, que continuará lá no futuro.  O capitão Kirk e a tripulação da USS Enterprise  também visitam a área no filme "Volta para Casa" (The Voyage Home).

 

 

 

25 - Arquivos da Frota Estelar

 

Os itens do arquivo pessoal do então Almirante Picard nos Arquivos da Frota Estelar, também em São Francisco, e são um tesouro de referências e ovos de Páscoa. Listamos tudo que sabemos:

 

Um modelo da nave USS Stargazer. Este foi a nave de Picard antes da USS Enterprise. Ele tinha um modelo amarelo como este em seus escritório em TNG . Este parece mais com a Stargazer real no episódio da 1ª temporada - TNG: "The Battle", que é onde aprendemos sobre "The Picard Maneuver" (A Manobra Picard).

 

 

Iate do capitão: Outro modelo de nave espacial que vemos é o "Iate do Capitão". Era uma espaçonave destacável que fazia parte do casco da nave USS Enterprise-E . Embora não seja mencionado na tela, esta nave auxiliar foi nomeada de "Cousteau", em homenagem ao oceanógrafo.

 

Um Klingon Bat'leth: Não está claro se este Bat'leth foi um presente de Worf, mas Picard tinha muitas boas relações com os klingons, então poderia ter sido um presente de qualquer um.

 

Talvez um livro enorme de Shakespeare. Não está totalmente claro, mas parece que um dos grandes livros de Picard que ele guardava em uma caixa de vidro em seu escritório também está em destaque neste arquivo.

 

Um Modelo d nave USS Enterprise-E, esta foi a nave estelar que Picard comandou depois que a USS Enterprise-D foi destruída. A USS Enterprise-E nunca apareceu em uma série de TV de Star Trek, apenas em filmes. Portanto, esta foi a sua estréia na TV.

 

Faixa do "Dia do capitão Picard". No episódio da 7ª temporada TNG: "The Pegasus", descobrimos que as crianças da USS Enterprise comemoravam o "Capitão Picard Day", esse banner vem desse episódio.

 

 

Modelo da nave USS Enterprise-D .  Quando Picard está olhando para a pintura que tirou do armazenamento, vemos um modelo da Enterprise-D atrás dele. em um posição pouco comum, virada para baixo.

 

O programa "The Ready Room" também revelou que havia alguns itens nesta sala que não vimos bem, incluindo o que parecem peças dos Kurlan Naiskos; um artefato antigo que Picard foi presenteado no episódio da TNG: "The Chase". Também há um prêmio dos "Filhos de Tama", uma raça alienígena do episódio TNG: "Darmok". Além livros de Shakespeare encadernados em couro e outro prêmio dos "Lealistas Betazoid". Os betazoides são uma raça alienígena telepática e, é claro, Deanna Troi (Marina Sirtis), a conselheira da Enterprise, era meio betazoide. A conselheira Troi está programada para aparecer em um próximo episódio de Star Trek: Picard.

 

 

 26 - Filha de Data

 

A pintura misteriosa que previa a existência de Dahj é intitulada "Filha". Mas Data teve uma filha mais literal no episódio da terceira temporada, TNG: "The Offspring", onde ele criou uma andróide chamada Lal e permitiu que ela escolhesse seu próprio gênero e aparência.

 

Lal teve muita dificuldade em se adaptar aos humanos. Essencialmente, ela entrou em colapso porque Data não foi capaz de estabilizar sua rede positrônica. O primeiro episódio de Picard mostra muito sobre como duplicar a ciência que criou Data era quase impossível. Onde até o próprio Data não conseguiu.

 

 

 

27 - Dahj usa um computador como Data

 

Quando Dahj invade a rede de computadores da Terra, ela acessa informações a uma velocidade tremenda, exatamente como Data "lia" em vários episódios da Nova Geração. Ela somente não tem os "tiques" ou gestos que o Data tinha quando estava trabalhando em uma velocidade acelerada.

 

 

28 - "Ele sacrificou sua vida por mim"

 

Picard diz a Dahj que Data morreu para salvá-lo. Isso faz referência ao clímax final do filme Star Trek: Nemesis, onde Data detonou uma bomba a bordo de uma nave romulana enquanto remotamente transportava o Capitão Picard para fora de perigo e de volta a nave.

 

 

 

29 - Xenobotânico

 

Dahj diz que tem lembranças de seu pai ser um xenobotânico, aquele que estuda plantas extraterrestres. Na estréia da segunda temporada de Star Trek: Discovery, Paul Stamets mencionou ser amigo de um xenobotânico na clássica nave USS Enterprise .

 

Os dois shows acontecem com um século e meio de diferença, mas é interessante que ambos os programas mencionaram um  xenobotânico de forma direta. Além do mais, vislumbramos orquídeas no apartamento dela no início do episódio. Dahj afirma ter sido nomeada após uma variedade específica da flor, então talvez haja alguma verdade na história de fundo de seus "verdadeiros pais"?

 

 

30 - Android senciente de carne e osso

 

Quando Picard visita a Dra. Agnes Jurati (Alison Pill) no Daystrom Institute, ela diz a ele que levará cerca de 1.000 anos para que a tecnologia atual faça um andróide de carne e osso totalmente senciente. Curiosamente, esse número está muito perto de onde a equipe da nave USS Discovery vai parar na terceira temporada.

 

 

31 - B-4

 

Quando Picard se encontra com a Dra. Agnes Jurati (Allison Pill) no Daystrom Institute, ela mostra os restos do B-4 desmontado, um dos andróides protótipos mais primitivos construídos pelo Dr. Soong (Brent Spiner) antes de construir Lore e então Data.

 

É claro que Data acaba se sacrificando para salvar Picard no final do filme Star Trek: Nemesis, e como os trailers de Picard mostraram vislumbres deste andróide de Soong, os fãs especulavam se seria B-4 ou Lore.

 

Bem, é o B-4, e será interessante ver como a presença do B-4 resulta na ressurreição certamente inevitável de Data antes do final da temporada.

 

 

 

32 - Bruce Maddox

 

Dra. Jurati diz que Bruce Maddox (Brian Brophy) a recrutou "para fora da Frota Estelar". Ele é um especialista em robótica fascinado por Data, que mais tarde se torna seu amigo de correspondência. Trabalho no Instituto e depois a proibição de criar Sintéticos, após o massacre nos estaleiros da Utopia Planitia em Marte, ele desapareceu.

 

 

Maddox era um ciberneticista da Frota Estelar que apareceu no episódio da segunda da temporada de TNG "A Medida de um Homem" (The Measure Of a Man) e teve um interesse considerável em Data. Mesmo assim, ouvi-lo citado em Picard foi realmente uma surpresa.

 

A implicação parece ser que Maddox pode ser responsável pela criação de Dahj e Soji, e como não é tão sutilmente implícito pelo elenco e pela equipe durante entrevistas recentes, Maddox provavelmente terá uma participação significativa no desempenho desta temporada - e como uma possível e inevitável ressuscitação do Data.

 

 

 

33 - Romulanos um cubo de Borg

 

No final do episódio "Remembrance", passamos por algo chamado "Local de Recuperação Romulano", que na verdade é um enorme cubo de Borg. A última vez que vimos cubos Borg foi no final da Série Voyager. Os Borg são uma espécie de coletividade, então, neste momento, não está claro o que os romulanos estão fazendo com uma nave Borg, nem o que a "irmã" de Dahj está fazendo lá. Presumindo que Picard iniciará uma busca por ela, como este velho Picard será capaz de lidar com os Borgs novamente?

 

Outra referencia sutil é que ao iniciar a cena com os romulanos, começa a tocar uma musica que remete ao tema tocado na Série Clássica no episódio TOS: "Balance Of Terror" quando aparecem os romulanos.

 

 

 

Esperamos que tenham gostado do artigo, e lembramos que a série Star Trek: Picard está sendo transmitido pela AMAZON PRIME aqui no Brasil. Os próximos nove episódios da 1ª temporada serão exibidos sempre às sextas-feiras.

 

Este artigo será atualizado com os demais episódios de Star Trek: Picard.

 

Acompanhe em nossa redes sociais mais notícias sobre o assunto:

Facebook Grupo: https://www.facebook.com/groups/139925369395536/

Facebook Página: https://www.facebook.com/grupoussventureNCC71854/

Twitter: http://twitter.com/ussventure

YouTube: http://www.youtube.com/user/ussventure2002

Instagram: http://www.instagram.com/grupo_uss_venture/

 

 

Ultima atualização: 20200127

 

Compartilhe:

 

 

VOLTAR

 

HOMEPAGE CRIADA E MANTIDA PELO WEBDESIGN:  MDANIEL LANDMAN  grupoussventure@gmail.com

Star Trek®  e todas as séries derivadas, assim como os personagens, são marcas registradas da Paramount Pictures,

 uma divisão da Viacom, com todos os direitos reservados.
Esta Homepage, bem como todo a material e publicação aqui apresentados estão livremente disponíveis ao público, e tem por finalidade apenas divulgar a série e compartilhar todo o conhecimento com as gerações futuras, sem fins lucrativos.